Juliana Ribeiro conduz curso gratuito sobre o samba

entretenimento
13.10.2021, 11:00:00
A cantora Juliana Ribeiro (Mariana de Paula/divulgação)

Juliana Ribeiro conduz curso gratuito sobre o samba

Promovidas pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, aulas acontecem de forma online

Samba, o Dono do Corpo: Representações, Claves e Expressões Afro-brasileiras na Construção das Musicalidades Nacionais é tema de curso (com inscrição gratuita) que será realizado de 18 a 29 de outubro de 2021, das 14h às 18h (plataforma Zoom), promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Com carga horária de 40 horas, as aulas serão ministradas pela cantora, compositora Juliana Ribeiro, que é também historiadora, arte educadora e mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA. As inscrições podem ser feitas no site IGHB.

O público terá conhecimento do processo de construção do samba como ícone nacional a partir do legado musical afro-brasileiro, sua constituição híbrida musicalmente e heterogênea socialmente, discutindo seu lugar de mediador cultural, além de perceber as diversas expressões identitárias do país através das matrizes sonoras afro-brasileiras e vivenciar a percepção musical de forma horizontal através de exercícios de prática vocal e corporal ao longo do curso.   

Dentre os temas a serem abordados estão: A Musicalidade Afro-brasileira e a Construção das Diversas Musicalidades Nacionais; A Trajetória Histórica e o Nascedouro do Samba no Brasil; Os Ritmos que Precederam o Samba no Século XIX; O Samba como Mediador Cultural a sua Constituição Híbrida Social; e O Embranquecimento das Matrizes Negras na Música Brasileira Popular.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas