Junte dinheiro e invista no seu negócio

Por Edísio Freire

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Como juntar um bom dinheiro que me dê condições de investir no meu próprio negócio? Marcos Assis

Olá Marcos. A melhor forma de conseguir guardar dinheiro é tendo uma noção clara do orçamento doméstico associado à determinação e disciplina para fazê-lo. É fundamentalsaber em que gasta cada centavo que recebe, com isso poderá observar os gastos que não são tão essenciais e assim reduzi-los, gerando uma boa margem para poupar. Conseguindo fazer isso, estabeleça uma meta de poupança, considerando o prazo e o valor necessário para realizar o sonho de abrir seu próprio negócio. Com essas informações e uma dose de disciplina você conseguirá reservar parte do seu orçamento para empreender. Mas tem um fator complementar em relação ao seu negócio, ele pode ser realizado utilizando a captação de recursos de terceiros. Para isso será necessário um bom plano de negócio para lhe dar a noção clara dos passos a seguir para ter sucesso.

Tenho pesquisado muita coisa sobre investimentos em fundos mais sofisticados em plataformas digitais.  Eles realmente valem a pena?  Antenor Silva

Olá, Antenor. O mundo está evoluindo e o mercado financeiro ainda mais. A prova disso é o surgimento de várias plataformas digitais de investimento, inclusive, bancos, que começam a absorver uma boa fatia de mercado. Em relação às plataformas digitais de investimento, o cuidado a se ter é em relação à confiabilidade da instituição. Da mesma forma que a tecnologia nos ajuda, pode atrapalhar, confundindo o consumidor, fato observado constantemente nas redes sociais ao divulgarem informações falsas e tendenciosas. Em relação aos produtos financeiros, eles são os mesmos oferecidos entre as diversas corretoras, o que vai diferenciar é a taxa de administração e o serviço de assessoria oferecidos, por isso a importância de conhecer bem esse mercado para não ser confundido. São muitas opções de fundos de investimento, que mudam de acordo com as características de risco e rentabilidade. Portanto, se não se sentir seguro para escolher, opte por uma instituição que tenha assessoria ou tenha alguém de confiança que possa lhe orientar nesse sentido e proteger seu investimento. 

Como sair do cheque especial? Tento, mas não consigo. Adriana Oliveira

Olá Adriana. Para conseguir se organizar e fugir dos juros do cheque especial é fundamental que faça um diagnóstico financeiro e consiga entender em que está gastando cada centavo que ganha. Isso ajudará você a entender seu orçamento e definir quanto conseguirá reservar para quitar as dívidas. Feito isso, tente uma negociação com a instituição financeira, parcelando de forma que os valores mensais caibam no seu orçamento. Em hipótese alguma faça um acordo que não possa cumprir, isso aumentará a sua dívida e a tornará mais difícil de quitar. Após esse processo, é se manter organizado até finalizar o pagamento das parcelas do acordo.

Edisio, como me planejar para adquirir um imóvel sem correr risco de faltar o dinheiro da prestação? Verônica Lima

Olá Verônica. A melhor forma de se planejar para comprar um imóvel é tomando duas atitudes pontuais: a primeira é reservar o maior valor possível para usar como entrada, reduzindo ao máximo o saldo a financiar; a segunda é planejar o orçamento doméstico, considerando a parcela do financiamento que vai fazer parte dos gastos mensais. Tomando essas duas atitudes terá grandes chances de ter sucesso com sua aquisição, caso contrário, correrá o risco de contratar uma parcela de financiamento muito elevada e, ao longo do prazo, não conseguir honrar, o que vai ensejar o pagamento de juros, onerando ainda mais o orçamento da família e, em último caso, a perda do imóvel se não houver forma de honrar com as prestaçõe