Jurada transgênero vai avaliar filha na canoagem slalom em Tóquio

esportes
27.07.2021, 22:29:00
Atualizado: 27.07.2021, 22:29:46
Haley e Kimberly Daniels estarão em Tóquio-2020 (Reprodução/Instagram)

Jurada transgênero vai avaliar filha na canoagem slalom em Tóquio

Kimberly Daniels, que fez transição após Rio-2016, conta com o apoio da filha, a atleta Haley Daniels

A canoagem slalom em Tóquio-2020 vai protagonizar um momento marcante. No início da madrugada desta quarta-feira (28), Kimberly Daniels, pioneira como jurada abertamente transgênero na Olimpíada, julgará sua própria filha, a canadense Haley Daniels. 

A disputa acontecerá por volta de 0h50, no horário do Brasil, durante a primeira bateria da modalidade. Antes de realizar a transição de gênero, Kimberly foi jurada da modalidade nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Ela não planejava chegar ao Japão já como mulher, mas o adiamento em um ano de Tóquio-2020, por causa da pandemia da covid-19, permitiu a transformação. 

"É uma história olímpica que celebra a igualdade de gênero", escreveu Haley Daniels, ao anunciar a novidade em setembro de 2020. "Foi uma jornada incrível nos últimos dois anos, pois nossa família aprendeu sobre a fluidez de gênero e abraçou o processo juntos. Kimberly e eu estamos trabalhando para as Olimpíadas de Tóquio", continuou a atleta.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas