Karol Conka lança disco e crítica quem fala de empoderar só para lacrar

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Hagamenon Brito
  • Hagamenon Brito

Publicado em 12 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em 2013,  depois de ter disponibilizado algumas canções na internet, a rapper curitibana Karol Conka apresentou as suas boas armas musicais na cena nacional com o álbum Batuk Freak. A rapper e estrela pop curitibana Karol Conka, 31 anos, lança o seu segundo álbum, Ambulante, o primeiro por uma grande gravadora, a Sony (foto/Carlos Sales/div.) Cinco anos depois, período no qual sua área de atuação ultrapassou os limites do rap e ela tornou-se uma estrela pop, Karol Conka, 31, lança o segundo álbum, Ambulante (Sony Music).

“Só agora encontrei a minha alma gêmea para gravar o segundo álbum, o produtor Boss in Drama. Alguém que entendesse o meu universo musical. Não queria um produtor a distância, que me enviasse batidas por e-mail e eu escrevesse em cima”, afirma a mãe de Jorge (em homenagem a Jorge Ben Jor), 12 anos, por telefone.

Durante quatro meses, toda quarta-feira, Karol e Boss in Drama se encontraram na casa da cantora, em São Paulo, para trabalhar nas dez canções que falam de autoestima, sexo e empoderamento feminino. 

Musicalmente, Ambulante é uma boa e colorida “saladinha”  que vai do rap ao reggae, do trap ao R&B, passando pelo arrocha baiano em Bem-Sucedida, que utiliza um trecho de Piriri Pompom (2005), pérola do grupo sergipano Os Ninjas do Arrocha. 

“Entre um álbum e outro,  adquiri mais experiência e passei por situações legais e outras nem tanto, mas todas necessárias para o meu aprendizado. Botei tudo no disco, foi um processo terapêutico”, diz.

No primeiro single, Kaça, a apresentadora do programa Superbonita (GNT) canta que se cansou de “quem fala de empoderar pra se aproximar, pra se apropriar”.  Essa crítica é para quem exatamente, Karol?

“Para as pessoas que falam de empoderamento ser ter vivência daquela realidade, só para bombar nas redes sociais, só para lacrar. Pessoas assim não contribuem em nada, especialmente para a inclusão e o protagonismo das mulheres negras na nossa sociedade”, explica.

Elza Soares - Consciente do que o seu sucesso representa para milhares de mulheres negras e cantoras de rap no país,  Karol Conka traduz muito bem as palavras de Elza Soares no release.  “A carne mais barata do mercado encareceu. Esse disco da Karol ajuda a melhorar essa cotação, sem depender de cota para isso. Mulher, preta, mãe, artista, brasileira, produzindo em alto nível um disco na sala de casa, no íntimo do seu mundo. Sonhei tanto com isso, lutei tanto por isso. Que orgulho”, elogia a diva da MPB.

Sem medo político - “Nasci com o dom da música e procuro usar isso para o bem. Ultrapassei os limites do hip hop e me tornei a cantora brasileira de rap com maior visibilidade porque procurei expandir a minha arte.  Fui para a publicidade, para a tevê, porque precisamos ocupar espaços e, assim, fortalecer muita gente”.

Neta de dona Brasilina, uma baiana que lhe ensinou a ter autoestima desde cedo, Karol não teme os novos e conservadores tempos políticos no país. 

“Não podemos ter medo, porque isso é o que eles querem e, também, não vou torcer contra o Brasil. Temos que continuar fortes, não recuar nas conquistas, não sofrer por antecipação e manter a fé”.

Assista o videoclipe "Kaça"

***

A PROVA de que o rock errou   Os últimos dez anos estão entre os piores na história do rock em termos de falta de ousadia, criatividade e perda de influência comportamental. Banda de rock de maior sucesso em streaming de 2018, Imagine Dragons (EUA) é uma prova dessa má fase. Origins (Universal Music), quarto álbum de estúdio da banda, é um show de clichês na sua mistura de rock, folk, pop e hip hop.

Veja o videoclipe "Natural"

***

 JONAS BLUE voa alto no dance pop O produtor e DJ britânico Jonas Blue, 29 anos, começou a tornar-se um pop star ao emplacar a versão de Fast Car (clássico de Tracy Chapman nos anos 1980) nas paradas, em 2015. Com 5 bilhões de streamings e 30 milhões de singles vendidos em três anos, ele chega bem ao primeiro álbum, Blue (Universal), com sua competente fórmula de EDM solar para as pistas e as rádios.

Veja o videoclipe "Polaroid"