Kendrick Lamar é o grande vencedor do VMA, que teve tom político

Cerimônia de premiação aconteceu em Los Angeles na noite deste domingo (27)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2017 às 09:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O rapper Kendrick Lamar foi o grande vencedor do MTV Video Music Awards deste domingo (27). O rapper, que competia em oito categorias, levou seis prêmios, incluindo o prêmio de melhor vídeo do ano com Humble. A cerimônia, realizada em Los Angeles, foi aberta com uma performance incendiária do rapper de Humble e teve forte tom político.

Na abertura, a apresentadora da cerimônia, a cantora Katy Perry, exigiu um jornal anunciando que o “mundo está em chamas”. Na sequência, Paris Jackson, filha de Michael Jackson, foi chamada ao palco para apresentar a premiação de Melhor Vídeo Pop. Antes de anunciar os candidatos, a filha do Rei do Pop fez questão de dar um recado político: “Estamos aqui para mostrar para essa supremacia branca de idiotas de Charlottesville ou de qualquer outra região do país que tem a Liberdade como Slogan, que nós não temos tolerância para a violência deles e para a discriminação. Nós temos que resistir”, disse a primogênita de Michael Jackson, ovacionada pela plateia.

O prêmio de canção do ano foi vencido por Lil Uzi Vert por XO Tour Llif3. Ed Sheeran foi considerado o melhor artista do ano. A cerimônia também reservou prêmios para Fifth Harmony, Twenty One Pilots, Kanye West, Khalid, Zayn em colaboração com Taylor Swift, e Zedd e Alessia Cara.

Pela primeira vez, o MTV Video Music Awards concedeu um prêmio para “melhor combate ao sistema”. E nesta categoria, todos os indicados foram considerados vencedores.

O anúncio do prêmio foi feito pela mãe de Heather Hayer, que morreu há duas semanas em um ataque de um simpatizante nazista em Charlotsville (Virginia) quando protestava contra o fascismo. “Há apenas 15 dias minha filha morreu ao protestar contra o racismo. Eu sinto muita falta dela. Fico emocionada ao ver que tantas pessoas no mundo encontram inspiração em sua coragem”, declarou Susan Bro.

Os indicados na categoria foram John Legend por Surefire, Logic e Damian Lemar Hudson por Black SpiderMan, The Hamilton Mixtape por Immigrants (We Get the Job Done), além de Sean por Light, Alessia Cara por Scars To Your Beautiful e Taboo e Shailene Woodley por Stand Up / Stand N Rock #NoDAPL.

Em um reflexo das mudanças das normas culturais, os VMA eliminaram as separações entre categorias para homens e mulheres e rebatizaram a estatueta entregue aos premiados. Antes chamada de “Homem na Lua”, agora é conhecida como “Pessoa na Lua”.

A cerimônia também foi marcada pela estreia do novo clipe da estrela pop Taylor Swift, Look What You Made Me Do, canção lançada na sexta-feira e que já lidera as listas de mais ouvidas nas plataformas de streaming.

Veja a lista de vencedores:

Vídeo do ano Kendrick Lamar: HUMBLE.

Artista do ano Ed Sheeran

Melhor artista revelação Khalid

Melhor colaboração Zayn & Taylor Swift: I don’t wanna live forever (Fifty shades darker)

Melhor vídeo pop Fifth Harmony feat. Gucci Mane: Down

Melhor vídeo hip-hop Kendrick Lamar: HUMBLE.

Melhor vídeo dance Zedd and Alessia Cara: Stay

Melhor vídeo rock Twenty One Pilots: Heavydirtysoul

Melhor luta contra o sistema Logic feat. Damian Lemar Hudson : Black SpiderMan The Hamilton Mixtape: Immigrants (We Get the Job Done) Big Sean: Light Alessia Cara: Scars To Your Beautiful Taboo feat. Shalene Woodley: Stand Up / Stand N Rock #NoDAPL John Legend – Surefire

Melhor fotografia Kendrick Lamar: HUMBLE. (Scott Cunningham)

Melhor direção Kendrick Lamar: HUMBLE. (Dave Meyers & the little homies)

Melhor direção de arte Kendrick Lamar: HUMBLE. (Spencer Graves)

Melhores efeitos visuais Kendrick Lamar: HUMBLE. (Company: Timber/Lead: Jonah Hall)

Melhor coreografia Kanye West: Fade (Teyana Taylor, Guapo, Jae Blaze & Derek ‘Bentley’ Watkins)

Melhor edição Young Thug: Wyclef Jean (Ryan Staake & Eric Degliomini)

Canção do verão Lil Uzi Vert: XO Tour Llif3