Kendrick Lamar é um verdadeiro Pantera Negra

Hagamenon Brito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 07:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Criado pelo escritor Stan Lee e o desenhista Jack Kirby, em 1966, o super-herói Pantera Negra, da Marvel, ganhou um filme vibrante e importante sob a direção de Ryan Coogler (Creed), também roteirista. Mais relevante artista musical americano surgido na era 2000, o rapper Kendrick Lamar assina a curadoria e produção da trilha sonora do filme Pantera Negra (foto/divulgação) E, também, uma trilha sonora com canções à altura do filme, Black Panther: The Album (Universal Music), com curadoria e produção de Kendrick Lamar, aquele que a revista Rolling Stone definiu como "o maior rapper vivo" e que eu considero o artista musical americano mais relevante surgido na era 2000.

Onipresente em toda as faixas inéditas do álbum, Lamar, 30 anos, criou um supertime da black music contemporânea, indo de artistas jovens já consagrados no mainstream a outros ainda alternativos. 

E artistas não apenas americanos, mas também europeus (os ingleses James Blake e Jorja Smith), e sul-africanos (os rappers Yugen Blakrok, Babes Wodumo e Sjava), num leque amplo de sotaques como convém à trilha de uma produção que tem ambição de representatividade black global. Com a habilidade de um músico especial que soube rapidamente unir os laços entre o alternativo e o mercado mais comercial, o álbum tem hits potenciais como All The Stars, onde Lamar divide os vocais com a cantora de R&B SZA, indicada ao Grammy 2018 como revelação;  The Ways, com o garotão texano Khalid (também indicado ao Grammy 2018 de revelação ) e o rapper Swae Lee;  e Pray for Me, nas vozes do anfitrião e do astro canadense The Weeknd.

Autoestima - Nascido em Compton (no condado de Los Angeles),  classificada em 2006 como uma das cidades mais perigosas dos EUA, Lamar cresceu cercado por gangues mas, felizmente, seguiu outra rota.

Numa entrevista à Rolling Stone, em 2015, o cantor disse que aprendeu desde cedo com a mãe que a mudança vem de dentro. "Minha mãe sempre me falou: ‘Quanto tempo você vai ficar se fazendo de vítima?’", contou o rapper, que não conviveu com pessoas brancas até os seus 20 anos.

Assim, o rapper, que ouviu muito Tupac Shakur, Notorious Big, Jay Z e Eminem, mas também Miles Davis e Parliament, usou o talento musical para retratar a sua experiência pessoal na sociedade americana, sendo político de modo sagaz.

Os dois últimos dos quatro álbuns de Lamar, To Pimp a Butterfly (2015) e DAMN (2017), redefiniram o rap, venderam milhões e conquistaram dez prêmios Grammy. 

Detalhe: nenhum deles nas categorias principais e, sim, no nicho do rap, o que mostra certa cegueira artística do Grammy ainda em relação ao gênero mais consumido e importante dos EUA atualmente: o hip hop, com a ajuda do primo R&B.

Veja o ótimo videoclipe de All The Stars, com Kendrick Lamar e a cantora SZA

CINCO ARTISTAS DESTAQUES DE BLACK PANTHER: THE ALBUM * The Weeknd - Um dos novos astros do R&B, o  canadense de 28 anos tem ascendência etíope e divide a faixa dançante Pray for Me com Lamar no álbum. * Travis Scott - Ex-namorado de Rihanna e pai da filhinha da digital influencer Kylie Jenner, o rapper de 25 anos tem Kanye West como padrinho. * SZA -  Revelação do R&B em 2017  com um belo álbum,  a ótima cantora de 27 anos brilha ao lado de Lamar na canção e no clipe de All The Stars.  * Future - O rapper de 34 anos, divide a faixa  King’s Dead com  Lamar, Jay Rock e o  inglês James Blake, um músico inovador e melancólico do R&B.  * Khalid - Uma das revelações do R&B em 2017 com seu bom disco de estreia, o texano de 20 anos faz dueto com o rapper Swae Lee em The Ways.

***

JÃO, UMA APOSTA DO POP NACIONAL Revelação paulista vinda da internet, Jão, 23 anos , é uma das apostas do indie pop nacional para 2018. O novo single/videoclipe Imaturo merece atenção e o cantor também está no EP Jota Quest Collab, em dueto com Rogério Flausino numa versão de Amor Maior.

Veja o videoclipe de Imaturo

JOTA QUEST FAZ SHOW ACÚSTICO NA CONCHA DO TCA, DIA 11 DE MARÇO

A banda mineira toca sucessos de 20 anos de carreira e novas canções no show Acústico, dia 11 de março na Concha Acústica do TCA, às 19h. Ingressos: R$ 100/R$ 50, à venda no TCA, SACs dos shoppings Barra e Bela Vista e no site ingressorapido.com.br.

DOCUMENTÁRIO SOBRE TORQUATO NETO ESTREIA DIA 8 DE MARÇO NOS CINEMAS O documentário Torquato Neto - Todas as Horas do Fim, de Eduardo Ades e Marcus Fernando, estreia dia 8/3 e narra a vida do poeta (vivido por Jesuíta Barbosa) desde a sua juventude, em Teresina, até o suicídio, aos 28 anos. O filme tem depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Jards Macalé.