Kiko Kislansky lança o livro Ouse Ser Você

entretenimento
08.07.2020, 06:00:00
(Marcelo Moraes/Divulgação)

Kiko Kislansky lança o livro Ouse Ser Você

Livro será lançado em evento virtual nesta quarta (8), às 20h

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O empresário e escritor baiano Kiko Kislansky, de 28 anos, está lançando seu quarto livro, Ouse Ser Você - Como Descobrir o Que Te move Para Fazer a Diferença no Mundo (lançamento independente/R$ 39/192 págs.). Autor também de Muita Alma Nessa Hora e coautor de O Poder do Propósito, desta vez ele convida o leitor "para uma vida autêntica e significativa", segundo suas próprias palavras. "É um passaporte pra viagem mais incrível que podemos fazer na vida: a viagem pra dentro de nós mesmos", diz Kiko, que também escreve para CORREIO sobre motivação e empreendedorismo.

O lançamento acontecerá nesta quarta-feira, às 20h, por videoconferência, quando Kiko vai falar sobre o livro e também dará uma aula sobre alguns assuntos abordados na publicação. As inscrições, gratuitas, são realizadas no link bit.ly/livroouseservoce. Alguns convidados do autor vão contar como se relacionam com um elemento que tem sido muito estudado por ele e também está em seu novo livro: o propósito. "Nosso propósito é nossa razão de ser, o que nos traz motivação pra levantar da cama e superar os desafios para deixar nossa marca no mundo", diz Kiko.

O livro estará à venda digitalmente no site kikokislansky.com.br e em formato físico, nas lojas da Euzaria (Rua das Hortênsias, 478 - Pituba). Kiko é um dos fundadores da Euzaria, confecção criada na Bahia e que se destaca por ações sociais. Ali, o empresário pôde pôr em prática o que aprendera na sua graduação em negócios e marketing na Northwood University, nos Estados Unidos, onde realizou um estudo sobre capitalismo consciente.

"A Euzaria é um grande case do empreendedorismo consciente. Para cada produto vendido, ela contribui diretamente com um dia de aula de um jovem do Instituto Aliança, em Simões Filho", revela Kiko. Nesse papo com o CORREIO, o escritor fala sobre seu novo livro, empreendedorismo, capitalismo consciente, propósito e outros assuntos que costuma abordar em suas palestras.

Do que trata seu novo livro, Ouse Ser Você?

“Ouse Ser Você” é um convite para uma vida autêntica e significativa. É um passaporte pra viagem mais incrível que podemos fazer na vida: a viagem pra dentro de nós mesmos. Durante nossas vidas, geralmente somos estimulados a olhar mais pra fora do que pra dentro de nós mesmos, e assim acabamos nos desconectando de quem nós somos em essência. Somos encorajados a seguir padrões para que possamos “ser alguém na vida” ou “chegar lá no topo”. E assim vamos “fazendo coisas” para “ter coisas”, e nos esquecemos de quem verdadeiramente somos. O livro é um convite pra esse resgate de quem somos e um guia para descobrirmos o que nos move para fazer a diferença no mundo através da nossa existência. 

O que é propósito?

Propósito é amor em movimento. Todos nós temos a necessidade psicológica de evoluir e servir. Crescer e contribuir. O altruísmo faz parte da nossa natureza. Está no nosso DNA. O amor reside em nossas células. E colocar este amor em movimento através dos nossos talentos é o que dá sentido à nossa vida. Perceba que o sol não se auto ilumina. Um pé de goiaba não come suas próprias goiabas. Aristóteles dizia: “Quando seus talentos encontram as necessidades do mundo, ali está seu lugar”.

Basicamente, isso é propósito: fazer a diferença no mundo através dos seus talentos naturais. Nosso propósito é o que nos move, nos energiza, nos mobiliza, nos impulsiona a servir e fazer a diferença. Nosso propósito é nossa razão de ser, o que nos traz motivação pra levantar da cama e superar os desafios para deixar nossa marca no mundo. 

No material de divulgação do livro, destaca-se uma frase que norteia o livro: “Dizer não para aprovação social e sim para autenticidade, despertando para uma vida com significado”. Pode destrinchá-la?

Ao longo da nossa vida, nos deparamos com essa bifurcação muitas vezes. De um lado o caminho pra aprovação social. Do outro, o caminho da autenticidade. É um dilema entre o ego e a alma. O ego quer ser aprovado, quer ser reconhecido, quer ser visto. A alma quer ser verdadeira, fazer a diferença, contribuir, ser vista. O ego quer ser o melhor do mundo. A alma quer ser a melhor para o mundo. E muitas vezes, somos encorajados a seguir o caminho da aprovação social, do ego. E assim, nos distanciamos do significado da vida, que é justamente evoluir e servir. A estrada da aprovação social pode parecer sedutora, mas não tem sustentabilidade. E o livro é justamente um chamado para o caminho oposto, da autenticidade. Nós, seres humanos, não nascemos para ser produtivos. Máquinas devem ser produtivas. Seres humanos nasceram para ser significativos. E o significado está diretamente ligado ao propósito, ao sentimento de contribuir pra algo maior que você mesmo através da sua existência.

Como o propósito pode ajudar o empreendedor?

Começar um negócio sem propósito é como começar uma casa sem fundação. Qualquer ventania forte vai derrubar o negócio, assim como derrubaria a casa. O propósito é a grande motivação do negócio, representa a diferença que o negócio faz no mundo. O sentido mais profundo por trás da existência do negócio.

Um empreendedor que tem um propósito claro e transforma o seu negócio em uma expressão desse propósito se torna mais motivado, engajado e produtivo. Ainda, com propósito, é possível construir uma marca mais forte e significativa. Estudos mostram que os colaboradores ficam mais engajados, clientes se tornam mais fiéis e os resultados financeiros aumentam significativamente. 

Seu trabalho de conclusão de curso foi sobre capitalismo consciente. Pode fazer um resumo dele para nós e apontar as principais conclusões a que chegou?

A principal conclusão foi: entre mudar o mundo e ganhar dinheiro, é possível ficar com os dois. Negócios conscientes são ferramentas de transformação do mundo e ainda são bem remunerados por isso. Não tem problema buscar o lucro. O lucro é ótimo. Com ele, podemos reinvestir em recursos para ampliar nosso legado. O problema é buscar apenas o lucro. Uma empresa que busca apenas o lucro é uma empresa tóxica para a sociedade. Tem empresa que é tão pobre que só tem dinheiro. Não adianta ter dinheiro no caixa e tratar mal os colaboradores ou pressionar fornecedores de forma injusta. Não adianta dobrar a margem de lucro se o mundo não está se tornando melhor através do seu negócio. Uma das grandes conclusões foi: ou seu negócio soma, ou seu negócio some. A sociedade não tem mais espaço pra empresas que buscam apenas o capital financeiro e desprezam seu papel social. A grande pergunta é: que falta faria pro mundo se a sua empresa deixasse de existir? Precisamos construir empresas que tornam o mundo um lugar melhor através da sua existência. E para isso, a clareza do propósito é o primeiro passo.

Depois de se graduar nos EUA, realizou uma viagem para a Índia que parece ter sido importante para você. Como foi essa viagem e que lições tirou dela?

Foi uma experiência extraordinária. Eu e minha mãe fomos para um curso chamado “Arte do Silencio”, da fundação internacional Arte de Viver. Ficamos 3 dias em silêncio e nos conectando com nós mesmos. Aprendi que todos nós falamos a mesma língua: a língua do amor. E muitas vezes, não precisamos verbalizar nada para expressar o que sentimos. As mensagens mais poderosas, muitas vezes estão no silêncio.

Tivemos a honra de conhecer um dos principais líderes humanitários do mundo, Sri Sri Ravi Shankar. Ali, aprofundei nas práticas de meditação e respiração e me conectei com centenas de pessoas que estão buscando fazer a diferença no mundo. Lembro claramente que, após uma das meditações do curso, tive muitos insights sobre o meu propósito.

Ao meu ver, a meditação é um dos grandes aliados de uma vida significativa. A neurociência já comprova a eficácia desta prática para ampliar nosso nível de bem-estar. E isso está ligado diretamente ao propósito.

O que é a Cazulo - Academia do Propósito?

Na Cazulo, o que nos move é inspirar pessoas e empresas a descobrirem e viverem seu propósito plenamente. Assim, podemos construir um mundo mais humano, consciente e significativo. Há 5 anos, já contribuímos para mais de 100 organizações de todos os portes e dezenas de milhares de pessoas.

Proporcionamos experiências de aprendizagem inspiradoras através de palestras, mentorias, cursos e workshops. Pessoas físicas e empresas têm tido suas vidas transformadas através da nossa metodologia e isso tem sido fantástico.

Nosso propósito se fortalece a cada ano e nosso desejo de transformar o mundo em um lugar melhor está cada vez mais forte.

A Euzaria se destaca por algumas ações sociais. Que ações são essas? Que retorno essas ações podem dar a uma empresa?

A Euzaria é um grande case do empreendedorismo consciente. Para cada produto vendido, a Euzaria contribui diretamente com um dia de aula de um jovem protagonista do Instituto Aliança, no programa Refazendo Sonhos, que acontece em simoes filho. Basicamente, toda venda gera uma doação para que o jovem tenha acesso a este dia de aula dentro do projeto. O recurso é destinado a alimentação, transporte, material didático e infra-estrutura, que são elementos básicos para que as aulas acontecam. Já foram centenas de famílias impactadas positivamente pela iniciativa e dezenas de milhares de reais direcionados pro projeto. É uma marca que decidiu deixar uma marca no mundo. Ações como essa geram sentido pro negócio e contribuem pra fortalecer a cultura organizacional. Líderes se tornam mais engajados e colaboradores mais motivados. A tendência é que a marca se torna mais forte perante ao mercado e atraia mais parcerias e conexões. O resultado financeiro tende a aumentar também. Mas isso tudo é consequência do desejo de impactar positivamente o mundo através da existência do negócio. O mais importante é a construção do legado e o valor compartilhado que é gerado para a sociedade.

Ouse Ser Você

Autor  Kiko Kislansky

Editora  independente

Preço  R$ 39/192 págs

À venda  em formato digital no site kikokislansky.com.br e em formato físico, na loja da Euzaria (Rua das Hortênsias, 478 - Pituba)

Lançamento em bit.ly/livroouseservoce (inscrições grátis)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas