Lanche dos candidatos será revistado no Enem 2019; veja o que muda

Esquema de segurança será mais rígido este ano, aponta educador

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 26 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

O edital divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já aponta mudanças para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Além do aumento no valor da inscrição, que passou de R$ 82 para R$ 85, nesta edição, até os lanches levados pelos candidatos serão revistados. O estudante também vai poder fazer a inclusão de foto no momento da inscrição.

Outra diferença em relação às edições anteriores é que o aluno vai dispor de um espaço com linhas para rascunho da redação; espaço para cálculos no final do caderno de questões; surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

O educador Rommel Domingos, do Colégio Bernoulli,  afirma que, apesar de não serem alterações estruturais, os candidatos devem ficar atentos em 2019. “O que o Inep está dizendo é que serão mais rígidos quanto aos critérios da aplicação e da segurança do exame que tem essa envergadura. O aluno terá de estar preparado para se comportar dentro das regras. Essas cobranças fazem parte de um exame que tem essa envergadura como o Enem”, ressalta.

Do ponto de vista das questões, o que se espera é uma maior conectividade entre os conteúdos.“A gente acredita que vai ser cada vez mais interdisciplinar, sempre com temas atuais”, aposta Carlena Azevedo, professora de Biologia.Já Carlos Salinas, de Química, ressalta as mudanças na abordagem dos temas pelo Enem. “Esse é um fator que não pode ser ignorado pelo estudante”, diz.

Para 2021, as mudanças no Enem serão mais radicais. De acordo com o Inep, o exame vai ser realizado em duas etapas, sendo a primeira mais generalista, quando vão ser cobrados todos os conteúdos, e a segunda mais específica, a depender da carreira pretendida pelo candidato.

Outra grande mudança será a quantidade de questões. Em 2021, é esperado que o Enem tenha 90 questões, metade do que é cobrado atualmente. Para os professores, isso vai exigir que o aluno domine mais os conteúdos da prova.

Veja o calendário do Enem 2019: - 25 de março: Publicação do edital pelo Inep - 1º a 10 de abril: Pedidos de isenção da taxa de inscrição - 1º a 10 de abril: Justificativa de ausência no Enem 2018 (necessária para pedir a isenção) - 6 a 17 de maio: Inscrições - 6 a 23 de maio: Pagamento das inscrições - 20 a 24 de maio: Solicitação de atendimento pelo nome social - 3 e 10 de novembro: Aplicação das provas

Quem tem direito à isenção? - Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública; - Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; - Aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Veja dicas de como se preparar para o Exame: - Estude em um local organizado e, de preferência, silencioso; - Organize uma agenda de estudos, disponibilizando entre duas e quatro horas por dia para a revisão dos conteúdos; - Não deixe para estudar de última hora, afinal, o conteúdo é complexo e extenso; - Use a internet a seu favor, com a ajuda de videoaulas para complementar os estudos; - Evite estudar mais de uma disciplina por dia e alterne os assuntos a cada dia. Por exemplo: se hoje você estudou matemática, amanhã estude português; - Um bom exercício é a resolução de provas anteriores. Apesar de não serem iguais, as questões são parecidas e abordam assuntos que se repetem; - Depois de resolver as provas anteriores, é importante identificar os erros e anotá-los, como dicas de conteúdos que precisam ser revisados; - Uma boa nota na redação ajuda a aumentar a pontuação final no Enem. Por isso, esteja atento aos assuntos atuais e às normas da língua portuguesa; - Uma forma de treinar a redação é a prática constante de produção textual. Selecione temas diversos e mãos à obra; - Por fim, aprenda a controlar o próprio tempo, afinal, o Enem dá ao candidato 5h30 para a resolução das questões do primeiro dia  e 5h para o segundo.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier