Largos do Pelourinho são reabertos com shows de samba

Espaços foram entregues durante a Festa de Santa Bárbara

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 01:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Lucas Rosário/Secult-BA

Fechados para reforma e requalificação, os largos do Pelourinho foram reabertos nesta segunda-feira (4) sob as bênções de Santa Bárbara e ao som da batucada de bamba. Foi com samba e muita gente vestida de vermelho e branco que os largos Pedro Archanjo, Quincas Berro d’Água e Tereza Batista voltaram à ativa, e vão receber shows durante todo o Verão.

O retorno da programação foi acompanhado pela titular da Secretaria Estadual da Cultura (Secult-BA), Arany Santana, e pelo diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (Ipac), João Carlos Oliveira, que comentou as obras realizadas no local.

“O que pensamos desde o início era não só fazer uma obra estruturante, mas uma requalificação. Estamos entregando para a sociedade os largos com uma maior qualidade arquitetônica, seguranças e espaços de melhor convivência. E o mais legal é que tudo isso culminou numa festa que abre o calendário de festas populares da Bahia e que é patrimônio imaterial do estado”, comentou o diretor do Ipac, conforme nota divulgada pela Secult-BA.

A partir de agora, os três largos estão abertos ao público e disponíveis para realização de eventos gratuitos ou fechados todos os dias da semana.

Foram investidos R$ 1,5 milhão em infraestrutura e segurança. Além disso, mais R$ 260 mil foram destinados à aquisição de palcos e estruturas que serão montados nos três espaços.