Lauro de Freitas: família de jovem baleado em discussão no trânsito acusa PM

Caso foi denunciado à Corregedoria; atingida no rosto, vítima está em estado grave

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 21:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto : Reprodução/TV Bahia

Uma fechada no trânsito, seguida de discussão entre o motorista de um carro e o piloto de uma motocicleta, terminaram com um jovem de 24 anos baleado e internado entre a vida e a morte em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os disparos ocorreram na tarde de sábado (22) e, segundo familiares de Otaviano de Souza Brito, foram efetuados pelo policial militar Fábio dos Santos Carvalho. Foto: Reprodução Gerente de uma loja de motos, Otaviano estava em sua motocicleta passando pela Avenida Fortaleza, na entrada do bairro de Itinga, quando por pouco não foi atingido pelo Nissan Versa (OUW 5016) conduzido pelo PM, que é lotado no Batalhão do CAB. Ainda segundo a família da vítima, com base em informações de testemunhas, Fábio disparou contra Otaviano e depois arrancou com o veículo, sem prestar socorro à vítima. “Foi um tiro para matar. Ele atirou na cabeça e depois arrancou o carro, deixando Otaviano lá, sozinho”, disse um membro da família, que preferiu não se identificar.Segundo ela, os tiros atingiram a cabeça e a barriga do motociclista.

Ainda segundo o parente, Otaviano foi socorrido por moradores do bairro e encaminhado ao Hospital Menandro de Faria. Um dia depois, Otaviano foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde permanecia internado na UTI até o início da noite desta quarta.

Tia de Otaviano, Nara Chaves contou ao CORREIO que o policial militar estava com familiares dentro do carro.“Ele estava dirigindo um carro particular, modelo Nissan Versa prata, e estava com mulher e filha dentro do veículo. Depois de atirar, o homem parou na base policial de Itinga, na Avenida Fortaleza, deixou a família e fugiu”, afirmou a tia do jovem.Ela também informou que tanto Otaviano quanto o PM são moradores do bairro, mas não se conheciam.

Nesta quarta-feira (26), a família registrou a ocorrência na Corregedoria da Polícia Militar. “A gente vai buscar justiça e já acionamos, também, membros de organizações ligadas aos Direitos Humanos”, afirmou Nara.

A tia de Otaviano também explicou que o quadro de saúde do sobrinho é gravíssimo. “Ele está na UTI com risco iminente de morte, segundo os médicos. As balas ainda estão alojadas no corpo, uma na cabeça e a outra no estômago”, concluiu.

Manifestação Amigos e familiares de Otaviano realizaram nesta quarta-feira (26) uma manifestação na Estrada do Coco, para pedir justiça. A concentração começou às 16h, em frente ao Shopping Feira e o movimento terminou no Largo do Caranguejo.

“O grupo saiu andando na companhia de cinco viaturas da Polícia Militar e duas da Guarda Municipal. A gente fechou o Largo do Caranguejo e fez uma oração, pedindo a melhora de Otaviano. Todo mundo espera que a justiça seja feita”, disse o familiar que não quis se identificar.

O protesto teve duração de três horas e, segundo Nara Chaves, as viaturas da PM que acompanharam o grupo coagiram os participantes do ato. 

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) confirmou que o caso foi registrado na Corregedoria da PM e que, até o momento, “não se tem indício da participação do policial na ação”. O PM não foi localizado 

De acordo com o boletim de ocorrência do HGE, Otaviano foi transferido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a unidade de saúde, onde foi diretamente encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda segundo o boletim, ele foi atingido por um tiro no rosto quando estava próximo ao Mercado Cesta Básica.

*Com supervisão do editor João Galdea.