Lava Jato fecha acordo e Phillips vai devolver R$ 60 milhões aos cofres públicos

Pelos termos do acordo, empresa se comprometeu a revelar crimes relacionados ao Ministério da Saúde e à Secretária de Saúde do Rio

Publicado em 10 de dezembro de 2020 às 17:47

- Atualizado há 10 meses

A força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro fechou acordo de leniência com a Phillips Medical Systems Ltda. Os termos foram homologados pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF) e pela 7ª Vara Federal Criminal do juiz Marcelo Bretas.

Pelos termos do acordo, a Phillips se comprometeu a revelar crimes relacionados ao Ministério da Saúde e a Secretária de Saúde do Rio de Janeiro envolvendo empresários e agentes públicos sob o comando de Sérgio Côrter e Miguel Iskin, denunciados nas operações Fratura Exposta, Ressonância e SOS.

Segundo a Procuradoria, a empresa forneceu informações e documentos relacionados aos crimes que teve conhecimento e deverá fornecer dados complementares que surjam a partir de investigações internas. A Phillips também se comprometeu a cessar o envolvimento nos casos relatados e tomar medidas que evitem ações semelhantes no futuro.

Um dos pontos do acordo de leniência prevê pagamento de R$ 59,9 milhões aos cofres públicos a título de ressarcimento de danos materiais e morais dos crimes narrados.