Lavanda pode ter efeito calmante maior que remédios, diz estudos

Após testes, pesquisadores afirmaram que planta pode superar medicamentos como Valium e Xanax

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2018 às 18:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Está estressado ou ansioso? Pois há uma solução para os seus problemas - e sem nenhuma relação com os medicamentos. Ao contrário: esse tratamento é bem natural. Ficou curioso? Então anote: a lavanda.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: O efeito relaxante da planta foi comprovado em laboratório, em testes feitos em roedores. E essa pesquisa comprovou que, de fato, a lavanda é um aliado para uma vida mais tranquila e com menos remédios.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

A planta pode estar tanto in natura como em formato de óleo ou até vela. Em todos, os efeitos superaram certos medicamentos calmantes, como Valium e Xanax. Porém, se você quiser que seja o máximo de eficácia, o ideal é que haja a inalação.

Segundo os pesquisadores, são as benzodiazepinas presentes na lavanda que causam essa tranquilização. Apesar de eficaz, é bom lembrar que cada pessoa responde a um aroma de uma forma - então o que vale para uma não necessariamente será igual ao que a outra sente.