Leão recebe Ferroviário para encerrar série sofrendo gols em casa

Vitória sofreu gol nos últimos 14 jogos no Barradão, ou quase sete meses

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

Todo torcedor rubro-negro já está cansado de saber que o Leão viveu no ano passado a sina de vencer pouco em casa, e que ela perdurou no primeiro duelo de 2018, com um empate por 2x2 com a Juazeirense pelo Baianão.

Ao mesmo tempo, todos os boleiros que se prezam  sabem que a receita para vencer uma partida é muito simples: basta fazer pelo menos um gol e não sofrer nenhum. Neste último quesito, o Vitória também tem falhado no Barradão. Faz muito tempo que o time não sabe o que é terminar um jogo sem sofrer gol em sua casa. Para ser mais exato, a última vez em que isto ocorreu completa sete meses na sexta-feira (2).

Nesta quinta-feira (1º), o Leão tem tudo para evitar que essa marca negativa faça aniversário. Às 21h15, o Vitória recebe no Barradão o Ferroviário, pela 2ª rodada da Copa do Nordeste. Mais do que isso, o rubro-negro entra em campo para manter o bom início invicto no ano.

O último jogo sem ter a meta vazada em casa foi o Ba-Vi do primeiro turno do Brasileirão 2017, no dia 2 de julho. Mesmo naquele caso, o rubro-negro também não venceu: o clássico acabou empatado por 0x0.

De lá pra cá, foram 14 jogos no Barradão, com 27 gols sofridos, uma média de quase dois por duelo. Foram oito derrotas, quatro empates e apenas dois triunfos.

Fernando Miguel foi o goleiro que mais viu a bola passar por ele neste período: 18 vezes em nove jogos. Caíque tem uma média parecida, nove gols sofridos em cinco partidas como titular.

A receita Voltando à receita básica, fica claro que o ataque do Vitória fez e continua fazendo a sua parte. Foram 20 gols em 14 partidas, mais de um por duelo. Em 2018, os homens de frente do rubro-negro têm mantido a produtividade em alta. Foram oito gols em quatro jogos até agora, exatamente dois por partida.

É por isso que o lateral-direito Lucas, uma das novidades do rubro-negro em 2018, fala em manter o padrão dos últimos jogos: “Tem que ter calma, fazer o que a gente já vem fazendo. Assim, os gols vão sair e a gente não vai tomar. Aos poucos, vamos retomando  o caminho dos bons resultados em casa”.

O defensor, que não viveu a sina do ano passado, quer o time leve contra o Ferroviário, sem esse peso sobre os ombros: “É verdade que o Vitória sempre foi muito forte aqui no Barradão, mas tem que manter a tranquilidade. Não podemos trazer esse peso para as nossas costas”.

Sem nenhum reforço regularizado e sem Ramon, lesionado, a dupla de zaga continuará formada pelo experiente Kanu e pelo jovem Bruno Bispo.

O time deve ser o mesmo que venceu o Atlântico no domingo (28) por 2x1. Bryan e Juninho continuarão fazendo a dobradinha de laterais pelo lado esquerdo rubro-negro.

Último jogo do Vitória sem tomar gol em casa: Vitória    0x0    Bahia (02/07/2017)

Sequência em casa tomando gols: Vitória    1x4    Vasco Vitória    1x3    Grêmio Vitória    1x2    Chapecoense Vitória    3x1    Ponte Preta Vitória    0x1    Avaí Vitória    2x2    Fluminense Vitória    1x2    São Paulo Vitória    1x2    Sport Vitória    2x3    Atlético-PR  Vitória    1x1    Atlético-GO Vitória    3x1    Palmeiras Vitória    1x1    Cruzeiro Vitória    1x2    Flamengo Vitória    2x2    Juazeirense