Lenda dos games de futebol, Allejo era inspirado no baiano Bebeto

Produtora do jogo nos anos 90 confirmou inspiração

Publicado em 27 de fevereiro de 2019 às 21:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução / YouTube

Acabou um dos maiores mistérios dos games de futebol. O atacante Allejo, lenda máxima do futebol virtual, é inspirado num jogador baiano: o baixinho Bebeto, tetracampeão do mundo em 1994.

Quem confirmou foi a Konami, produtora do International Superstar Soccer, o mais popular simulador de futebol do Brasil na década 1990. Por meio da conta no Twitter do Pro Evolution Soccer - sucessor do ISS - a fabricante japonesa revelou em quem os craques do histórico game foram inspirados.

Veja a postagem

O parceiro de Allejo no ataque da seleção brasileira era Gomez, que segundo a Konami foi inspirado em Romário - companheiro de Bebeto em 1994. Outro craque do meio-campo era Fontana, inspirado em Raí. O zagueiro Paco foi inspirado em Ricardo Rocha.

Outros craques também tiveram suas inspirações reveladas. Redonda, camisa 10 da Argentina, obviamente, foi inspirado Maradona. Kolle tinha a técnica de Matthäus, da seleção alemã. Van Wijk, com seus dreads, só podia ter sido mesmo inspirado em Gullit, da Holanda.

Allejo era o melhor jogador da seleção brasileira no game. Até hoje ele é homenageado pela geração que cresceu jogando o International Superstar Soccer, que aqui no Brasil tornou-se popular graças ao Super Nintendo.

Existe até um documentário produzido para o YouTube, com participação de jornalistas como José Trajano e Everaldo Marques, da ESPN, satirizando o filme Pelé Eterno, sobre a carreira do maior jogador brasileiro da vida real: