Lenine e atividades do Festival da Primavera levam multidão ao Rio Vermelho

Cerca de 8 mil foram curtir show; programação segue até dia 30 em 21 bairros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2018 às 22:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO
. por Foto: Marina Silva/CORREIO

A Bossa Nova e a Música Popular Brasileira (MPB) deram as boas-vindas à estação das flores neste sábado (22). A Orquestra Popular da Bahia (OPB) se apresentou com Ellen Wilson, Carla Visi, Márcia Short e Cátia Guima. No show seguinte, o pernambucano Lenine atraiu baianos e turistas para o Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, durante o Festival da Primavera.

Os estudantes Rana Raquel, 17, e Raul Figueiredo, 19, encararam nove horas de ônibus de São Gabriel (BA) especialmente para o show de Lenine. A turista de Recife (PE) Ivaldete Albuquerque, 74, já estava em Salvador, desde quarta-feira, e aproveitou para ver, pela primeira vez, o show do conterrâneo, de quem é fã. Ela ficou hospedada na casa da amiga Carolina Leiro, 76, que é moradora do Rio Vermelho há 40 anos. "Eu vim para ver Lenine e também a Orquestra e as meninas. Sempre venho no Festival da Primavera. Vim em todas as edições", conta. 

Lenine apresentou o show Em Trânsito, com músicas mais antigas, como Hoje Eu Quero Sair Só e Paciência, além de canções do novo álbum.“É um projeto novo e eu sempre coloco a Bahia na rota, porque o estado é um dos meus grandes públicos no Brasil. Estreei o álbum na Concha e isso com Salvador e com a Bahia vem de muito tempo”, disse o cantor ao CORREIO.O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, estimou em 8 mil pessoas no Rio Vermelho, neste sábado. "A gente gosta de misturar as atrações. Fazer uma combinação entre a atração nacional e as pratas da casa. É muito importante trazer um cantor com a relevância de Lenine por fazer a divulgação da cidade e do evento. É uma troca importante entre o artista e a cidade", ressaltou.

Não é a primeira vez que Lenine se apresenta no festival. Ele foi a atração nacional do primeiro Festival da Primavera. Em 2017, as atrações nacionais foram Maria Gadu e Fernanda Abreu.

Culinária O dia foi também de experimentar novos sabores e vivências na cozinha. Pelo menos foi isso que aconteceu, no final da tarde, com um grupo de crianças, na terceira edição da Cozinha Show, na Vila Caramuru, no Rio Vermelho.

[[galeria]]

Este ano, a ação teve como tema a Gastronomia da Bahia Reinventada e, durante a primeira atividade do dia, os pequenos aprenderam como preparar crepes com a chef Leca Hattori.

“Além da massa, as crianças puderam provar sabores de frutas como o kiwi”, conta a chef, ressaltando que, além de despertar para o gosto pela cozinha, a iniciativa pretende mostrar aos pequenos como a atividade culinária pode ser divertida e ajudar ainda numa dieta mais rica e variada.

Depois, os pequenos cederam espaço para os mais velhos, que puderam conhecer alguns segredos da patisseria. Além de Leca Hattori, a Cozinha Show – que teve início na última quinta-feira - contou com as participações dos chefs Celso Vieira, Lucius Galdenzi, Anderson Souza, Luciene Santos e outros. 

As atividades fazem parte da programação do Festival da Primavera, que reúne atrações de esporte, gastronomia, música, lazer e música de qualidade em 21 bairros da capital. As atrações vão até o dia 30 deste mês.