Léo Ceará lembra que foi proibido de treinar no Barradão

"Foi um momento muito difícil, fiquei um mês em casa sem fazer nada", lembra o atacante

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta/EC Vitória

Hoje em dia, as portas do Barradão estão escancaradas para o jovem Léo Ceará,  23 anos. Carinho de diretores, funcionários e companheiros fazem com que a rotina do garoto, responsável pelo gol que deu ao Vitória o triunfo contra o Atlético Mineiro, domingo (26), seja mais fácil. Mas nem sempre foi assim.

Há dois anos, o atacante olhava para o Barradão e enxergava tudo, menos a sua casa. Afinal, não era bem vindo ali. “Isso foi no meu primeiro empréstimo. Eu tinha ido para o Japão e, logo quando voltei, tinha que me apresentar por ter contrato. A diretoria era outra, não essa de agora. Eles me proibiram de treinar, falaram que eu não ia ser aproveitado e que podia ir pra casa até aparecer alguma coisa. Foi um momento muito difícil, fiquei um mês em casa sem fazer nada, questionei a Deus por que aquilo estava acontecendo comigo”, lembra ele, que defendeu o Ryukyu, do Japão.

Dois anos depois, um treino mudou a vida do garoto. Ele voltou de outro empréstimo, desta vez para o Confiança, e foi observado por Carpegiani em um treino onde o sub-23 venceu os profissionais por 2x0. O garoto agradou, foi puxado para o time principal e, de cara, virou titular. “O Léo de antes desse treino e o de depois é o mesmo. Apesar de tudo que tenho vivido, tenho que manter o pé no chão. Aquele treino era a chance de mostrar meu trabalho e ter oportunidade no profissional. A garotada fez um bom treino e Carpegiani decidiu puxar eu, Léo Gomes e o Barata (Lucas Ribeiro)”, lembra ele, que ficou surpreso ao ser usado logo de cara pelo comandante.

“Esperar chegar jogando, eu não esperava. Mas, por já conhecer o ambiente, a gente sempre tem esperança de chegar e ter oportunidade”, admite ele. 

Foco no Coelho O gol de Léo marcou uma redenção para ele, além de simbolizar a quebra de um jejum de triunfos que já durava cinco partidas para o Vitória. O garoto, que seguirá na equipe titular, não quer saber de ficar festejando a partida contra o Galo. Ele já está de olho em outro time mineiro, o América, próximo adversário do Vitória no Brasileiro.

As equipes se enfrentarão no sábado (1º), às 16h, novamente no Barradão. Para cravar mais um triunfo, Léo Ceará avisa: é necessário manter a postura. “A gente está jogando em casa. Jogando em casa, tem que se impor no jogo. A gente sabe que vai ser uma partida difícil, como foi a do Atlético, mas como estamos jogando na nossa casa, temos que buscar a vitória e ditar o ritmo”, acredita o atacante.

Vencer é importantíssimo para o Leão. Agora com 22 pontos, o time vermelho e preto precisa pontuar para se manter em uma distância confortável da zona de rebaixamento e buscar novos objetivos na Série A.

Com o triunfo na rodada passada, o Vitória subiu três posições e, agora, ocupa a 14ª colocação na tabela. Apesar disso, o alerta segue ligado porque a Chapecoense, primeiro time dentro da zona de degola, tem somente um pontinho a menos que o rubro-negro.