Leptospirose provoca a morte de três pessoas em Itabuna

Dois casos já foram confirmados e outro está em análise pela Vigilância Epidemiológica

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2009 às 21:20

- Atualizado há um ano

A leptospirose, doença transmitida principalmente através da urina de ratos, pode ter feito a terceira vítima fatal no município de Itabuna este ano. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, o caso mais recente foi de Expedito José da Silva Filho, de 39 anos, que morreu nesta terça-feira (13) durante transferência do Hospital de Base para o Hospital Calixto Midlej Filho, onde realizaria hemodiálise. Amostras do sangue da vítima estão em análise.Segundo Antônio Vieira, secretário de saúde da cidade, outros dois óbitos provocados pela doença já foram registrados. Carlos Antonio Oliveira Júnior, de 50 anos, faleceu no dia 7 de abril e Raimunda Justina Oliveira de Jesus, 45 anos, que morreu no dia 11 de março no Hospital Luís Eduardo Magalhães, onde ficou internada por seis dias. Os dois casos já foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica da cidade.

O crescimento da leptospirose aumenta a tensão sobre a saúde pública de Itabuna, onde já foram notificados quase 10 mil casos de dengue em 2009.“Estamos precupados com esses casos de leptospirose, pois nosso município já está sofrendo com a dengue. Para barrar as duas doenças, estamos fazendo limpeza nos canais e campanhas educativas nas comunidades carentes.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o a última terça-feira, em todo estado já foram confirmados 48 casos de leptospirose com uma morte confirmada em Salvador, que possui metade dos casos confirmados. Em todo ano de 2008, foram confirmados 272 casos com 22 óbitos. Em Salvador, foram 129 com 11 mortes.