Após ser superado nas últimas duas etapas, o inglês Lewis Hamilton cravou a pole position do GP da Espanha de Fórmula 1, neste sábado (13). O piloto da Mercedes deixou para trás o alemão Sebastian Vettel, atual líder do campeonato, e largará na frente no GP da Espanha, domingo (14), às 9h, em Barcelona.
Hamilton chegou à 64ª pole da carreira, a apenas uma de alcançar o seu ídolo Ayrton Senna. O brasileiro só está atrás do alemão Michael Schumacher, dono de 68 poles. De quebra, o inglês bateu o recorde de classificação da pista ao cravar 1m19s149. O recorde anterior era 1m19s995, de Mark Webber, em 2010.
O finlandês Valtteri Bottas, vencedor da última corrida, largará em 3º. O brasileiro Felipe Massa sairá do 9º posto, duas casas abaixo do 7º lugar que planejou.
No entanto, o grande destaque da classificação foi Fernando Alonso. Diante de sua torcida, o piloto espanhol não apenas passou do Q1 pela primeira vez na temporada como também passou pelo Q2 e chegou ao Q3, sessão do treino que define as dez primeiras posições no grid de largada. Exibindo uma performance inesperada com a limitada McLaren, o piloto da casa cravou o sétimo melhor tempo e empolgou a torcida local. Esta é a quinta corrida do ano.