Licitação para estender linha 1 do metrô pode virar guerra jurídica

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 9 de fevereiro de 2019 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Caminha para virar guerra jurídica a licitação para estender a linha 1 do metrô da capital de Pirajá a Águas Claras. Primeiro colocado, o consórcio liderado pela Camargo Corrêa tinha presença na disputa questionada pelos concorrentes, já que o edital vedava a participação de sócias da concessionária do sistema, a CCR, a quem cabe fiscalizar os projetos básico e executivo sob responsabilidade da empresa contratada para a obra. Como é dona de parte da CCR, a Camargo Corrêa seria supervisionada pelo grupo do qual ela mesmo é uma das controladoras. Em reunião na última quarta, a empreiteira foi inesperadamente inabilitada por não atender critérios técnicos de qualificação econômica. Com isso, a Queiroz Galvão, que ficou em segundo lugar, deve ser declarada vencedora.Cheiro de pólvora Agora, os rivais cogitam recorrer à Justiça para tentar impugnar o resultado. Executivos de empreiteiras derrotadas suspeitam de jogo combinado, já que Queiroz Galvão e Camargo Corrêa são parceiras em grandes contratos.

Fermento no bolo Com a vitória na eleição para a presidência das duas Casas do Congresso Nacional, o DEM atraiu pelo menos cinco deputados federais interessados em migrar para o partido. De acordo com Elmar Nascimento, líder da bancada democrata na Câmara, três parlamentares já acertaram ingresso na sigla. ”Outros dois ainda negociam, mas tendem a fechar com a gente”, afirmou. Entre os quais, o baiano Igor Kannário, prestes a deixar o PHS. Com o reforço, o DEM deve se tornar a sexta maior força da Câmara, ao lado do PR, ambos com 33 integrantes.

Por trás da cortina O desembarque do ex-deputado federal Irmão Lázaro no PR, que integra a base do PT na Bahia, está longe de significar adesão à ala governista. Aos aliados, Lázaro avisou que continuará no palanque da oposição. A garantia vem da aproximação gradativa do PR com a tropa do prefeito ACM Neto (DEM) e com a entrada dos republicanos na órbita do governo Jair Bolsonaro (PSL). Ao mesmo tempo, a troca de legenda tem como pano de fundo as pretensões de Lázaro na corrida pela prefeitura de Feira de Santana, cuja estratégia esbarrava na menor musculatura do PSC, sua antiga casa.

Fora do tom Servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) estranharam um novo contrato da Corte para “prestação de serviço especializado e continuado de técnico de enfermagem”, no valor de R$ 333,4 mil, divididos em 12 parcelas de R$ 27,7 mil. O que despertou atenção não foi o tipo de serviço, mas o perfil da empresa contratada, a Premier Logistics Assessoria em Comércio Exterior, que atua em operações portuárias, despacho aduaneiro, transporte e agenciamento de cargas para empresas de importação e exportação.Sonho meu Enquanto o Palácio de Ondina busca candidatos competitivos a prefeito de Salvador, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, começou a tomar aulas de dicção, a estudar problemas da capital e a falar de desejos políticos.A Embasa demonstra mais uma vez que não tem responsabilidade com a cidade. Temos alertado e multado a empresa por esse tipo de situação que continua acontecendo - Sergio Guanabara, secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, ao acusar a empresa de poluir praias com esgotoPílula Prato feito  Os deputados Tiago Correia (PSDB), José de Arimateia (PRB), Pedro Tavares  (DEM) e Paulo Câmara (PSDB) foram os indicados da oposição para a presidência das quatro comissões da minoria na Assembleia. Correia vai comandar a de Defesa do Consumidor. Arimateia e Tavares ficarão, respectivamente, com Meio Ambiente e Infraestrutura. Câmara presidirá a Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano.