Líder de facção morto pela polícia preparava churrasco para o fim de semana

minha bahia
18.01.2019, 04:30:00
Atualizado: 18.01.2019, 13:39:23

Líder de facção morto pela polícia preparava churrasco para o fim de semana

Elias estava com a família e foi morto pelos policiais em uma das suítes da casa em Jauá

As despensas estavam abarrotadas de cervejas, carnes, feijão e arroz. O churrasco era para 15 pessoas, entre adultos e crianças. A farra seria à beira da piscina de uma casa luxuosa de dois andares em Jauá, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A mansão alugada recentemente seria palco de uma festa de convidados restritos: somente parentes e pessoas de confiança de Marcelo Henrique Menezes dos Santos, o “Elias Pinto”, uma das lideranças da facção Comando da Paz (CP), que atua no Compexo do Nordeste de Amaralina.  

Mas a festa que estava programada para esse final de semana não aconteceu. Isso porque as forças de segurança da Bahia (Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar), juntamente com a Superintendência de Inteligência (SI), realizaram uma operação conjunta que resultou na morte de Elias Pinto e de Dimas Santos do Nascimento, na manhã de quinta-feira (17). 

Elias foi morto dentro de uma mansão durante uma ação policial em Camaçari (Foto: Reprodução)

Segundo a polícia, Elias Pinto era o “Ás de Ouro” do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA) e foi localizado em Camaçari após retornar do estado do Rio de Janeiro – ele era o representante da facção carioca Comando Vermelho (CV) na Bahia e mentor da ação que resultou na morte do cabo Gonzaga no final de linha do bairro da Santa Cruz, em junho de 2018.

O CORREIO perguntou detalhes sobre a operação, mas a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) limitou-se a informar que o policiamento foi reforçado no Complexo do Nordeste.

Policiamento é reforçado no Nordeste de Amaralina, área do Comando da Paz, de Elias Pinto (Foto: Almiro Lopes)

Morte 
A mansão está situada na Rua Ipiranga, dentro de um condomínio de luxo, numa localidade conhecida como Areias. O imóvel de dois andares tem quatro suítes, seis quartos, sala e cozinha. Na área externa tem piscina, churrasqueira, gramado e garagem. Todo o terreno tem 30 metros de largura. “A informação que tivemos é que a mansão foi alugada há pouco tempo e era para uma festa para a família e pessoas de confiança de Elias. Iam fazer um churrasco. A despensa estava cheia de comida e cerveja”, contou a fonte ouvida pelo CORREIO.

Segundo o policial, Elias morreu pouco depois das 6h.

“Os policiais arrombaram o portão que dá acesso à área da casa e depois arrombaram a porta principal. A casa estava cheia de gente, umas 15 pessoas. Havia algumas crianças também. Foi uma correria. A maioria das pessoas ainda dormia”, declarou.  

Um grupo de policiais seguiu direto para o segundo andar do imóvel e entrou em uma das primeiras suítes. “Lá estava Elias. Ele foi surpreendido como todo mundo”, contou. Questionado sobre a circunstância da morte de Elias, a fonte respondeu: “Só sei que ele morreu, não sei de detalhes”. Novamente indagado se o traficante estava armado ou esboçou qualquer reação que levasse os policiais a atirar, a fonte desconversou: “só sei que ele (Elias) morreu”. Em mais uma tentativa de obter informações em relação à ação policial, desta vez sobre a morte de Dimas, a fonte preferiu não comentar. 

Revirada
O CORREIO teve acesso às fotos que circulam em um grupo de WhatsApp, do qual policiais civis fazem parte. A pedido, o jornal concordou em não publicar, mas irá relatar o cenário. Em algumas imagens é possível ver uma grande quantidade de sangue em um dos quartos (supostamente onde Elias dormia) e em um corredor.

Outras imagens mostram a mansão toda revirada. São móveis derrubados, roupas espalhadas, objetos jogados no chão. Em mais uma foto, buracos no teto de gesso. “As equipes procuravam por armas e drogas”, disse a fonte.

Sucessor
As investigações da Superintendência de Inteligência (SI) apontam como sucessor de Elias Pinto o traficante Ronei Faustino, conhecido como Pai, Pai Pequeno ou Queno. Ronei é procurado por tráfico de drogas e homicídio. 

Prevendo uma reação do CP, a SSP reforçou o policiamento no Complexo do Nordeste de Amaralina – região formada pelos bairros de Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho e Vale das Pedrinhas. O CORREIO percorreu na manhã dessa quinta-feira a região e encontrou intensa circulação de viaturas e abordagens a moradores. 

Em Santa Cruz, por exemplo, viaturas ficaram estáticas no final de linha, numa tentativa de impedir ataque a ônibus, como já ocorreu em abril do ano passado, quando traficantes puseram fogo em dois ônibus após a polícia matar Ítalo Alves de Jesus Pereira, o Rato, um dos integrantes da facção CP.
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-9-dias-internado-mc-sapao-morre-ao-40-anos-de-pneumonia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nino-curte-parodia-feita-pela-torcida-e-foca-na-final-do-baiano/
Bahia decide o estadual contra o xará de Feira no domingo (21), às 16h, na Fonte Nova
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/show-em-praia-do-forte-reune-wesley-safadao-gabriel-diniz-e-banda-eva/
As apresentações acontecem nesta sexta (19) e esquentam o clima do São João no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thais-fersoza-diz-que-filhos-nao-vao-ganhar-ovos-de-chocolate-na-pascoa/
A atriz prepara trufas com tâmaras, ameixas, nozes, amêndoas e cacau em pó
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gloria-bell-mostra-que-ha-muita-vida-alem-dos-50-anos/
Julianne Moore é a protagonista em remake de comédia chilena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jason-momoa-faz-a-barba-pela-primeira-vez-em-sete-anos/
A campanha tem o objetivo de difundir o uso de alumínios recicláveis
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imagens-mostram-jogador-daniel-sendo-empurrado-ao-sair-de-boate/
Segurança contou que ele tentou "importunar menina"; cena é de horas antes de crime
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sorriso-largo-familia-e-amigos-se-despedem-de-instrutor-da-fitdance-morto-com-leptospirose/
Instrutor e coreógrafo do FitDance morreu nesta quarta, vítima de leptospirose e insuficiência renal
Ler Mais