Lideranças nacionais do DEM defendem candidatura de Neto ao governo do estado

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de março de 2018 às 14:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Lideranças nacionais do DEM endossaram o coro pela candidatura ao governo do estado do prefeito ACM Neto, que assume hoje a presidência nacional do partido. A posse acontece em Brasília, onde estão reunidos os principais caciques da legenda no país, que se juntam aos deputados estaduais e federais para defender a entrada de Neto na disputa. “É unanimidade. Todos no partido querem a candidatura dele, não há nenhuma divergência. Tanto na Bahia quanto nacionalmente ele é muito bem visto”, conta o deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual da sigla. Deputados e senadores, além de lideranças de outros partidos, participam da solenidade hoje. 

Estágio avançado No estado, aliados de Neto apostam que a posse dele no comando nacional do DEM representa mais uma etapa para consolidar a candidatura do prefeito. Para eles, a presidência do partido dará a Neto vitrine e estrutura para a disputa, uma vez que deverá renunciar à prefeitura até 7 de abril.

Corda no pescoço A cassação do deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) já é dada como certa por lideranças baianas no Congresso. A avaliação é que o relatório do deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) – escolhido ontem para relatar o processo de quebra de decoro contra Lúcio no Conselho de Ética – deve ser pela perda do mandato do emedebista. “O relator é um cara bastante sério, de pouca conversa e posicionamentos firmes. A situação dele é muito delicada”, disse um deputado à Satélite. Entre os 21 integrantes do conselho, presidido pelo baiano Elmar Nascimento (DEM), Lúcio contaria apenas com os dois votos favoráveis dos parlamentares do MDB. Os baianos José Carlos Araújo (PR), Ronaldo Carletto (PP) e Cacá Leão (PP) também fazem parte do conselho.

Solta o verbo  O deputado estadual Robinho (PP) garantiu que vai para o PR, mesmo antes de seu líder político, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP), confirmar a mudança de partido. O parlamentar não esconde a insatisfação com os rumos da atual legenda. “Jabes Ribeiro (ex-prefeito de Ilhéus) tem mais cargo no governo do que qualquer deputado estadual do partido, tem mais moral do que qualquer um”, reclama.

Panos quentes Sondado no PSD, o deputado estadual Manassés (Pros) negou as  especulações sobre troca de partido. Pré-candidato a deputado federal, ele diz  que seu plano, no momento, é ficar onde está para tentar chegar ao Congresso. “São apenas especulações, não tem nada concreto”, disse o parlamentar, eleito pelo PSB e com passagem pelo PSL antes de desembarcar no Pros. 

Ajuda divina O deputado estadual Marcell Moraes (PV) pediu o apoio dos colegas na  Assembleia para o projeto que pede o fechamento do zoológico de Salvador. Em discurso no plenário, evocou Deus para suplicar que os parlamentares evoluam e aprovem a medida. “O animal foi condenado à prisão perpétua sem ter cometido crime para estar ali”, disse. "Em Salvador somos 53% da população. Nós não podemos seguir sub-representadas nas esferas de poder. Somos maioria nas universidades, nas aprovações em concursos públicos, já provamos que temos força para estar em todas as áreas", Aladilce Souza, vereadora de Salvador, do PCdoB, ao afirmar que a representação feminina na Câmara Municipal ainda não corresponde ao peso das mulheres na sociedadePílula Reprovado  - Ex-vice-presidente da entidade que representa as cidades baianas (UPB), José Bonifácio  Marques Dourado (PT), ex-prefeito de Ruy Barbosa, teve as contas de 2015 e  2016 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Quando ainda estava na UPB, foi indiciado pela Polícia Federal por desvios de recursos da educação.