Líderes da base alertam governo Rui sobre riscos do "já ganhou"

satélite
04.05.2018, 06:00:00

Líderes da base alertam governo Rui sobre riscos do "já ganhou"

Por Jairo Costa Junior

Líderes políticos e parlamentares aliados ao governador Rui Costa (PT) alertaram articuladores do Palácio de Ondina sobre os riscos do que classificam como “clima de vitória consumada” na base petista antes da campanha eleitoral. Em conversas reservadas, afirmaram à Satélite que, após a recusa do prefeito ACM Neto (DEM) em concorrer na sucessão estadual, uma onda de “já ganhou” foi formada a partir dos altos escalões do governo, relegando precipitadamente três variáves capazes de levar perigo a Rui: a alta rejeição do PT, o efeito da batalha presidencial na Bahia e o potencial de crescimento do ex-prefeito de Feira José Ronaldo (DEM).   
Mesmo figurino 
Aos interlocutores do governador, caciques da base do PT  lembraram que Zé Ronaldo entra no jogo sem obrigação de ganhar, é hábil na costura política e tem apoio de um forte puxador de votos - ACM Neto. “Qualquer semelhança com o ex-governador Jaques Wagner quando ele venceu em 2006 não é mera coincidência”, resume um deputado governista.

Casa cheia

Pré-candidato do PSDB ao governo do estado, o deputado federal João Gualberto ainda resiste à tese de candidatura única da oposição na disputa estadual de outubro . Embora não descarte deixar o páreo para apoiar José Ronaldo, o tucano defende a pulverização de nomes que integram o grupo adversário ao PT na Bahia. “A meu ver, as nossas chances de ir para o segundo turno contra o atual governador aumentam com um maior número de candidatos, mas essa é a minha avaliação pessoal. Há gente demais que pensa o contrário”, disse.

Juntos ou separados

Dois meses e meio antes do período das convenções partidárias, que vai de 20 de julho a 5 de agosto, cardeais de partidos oposicionistas intensificaram as conversas para definir como vão caminhar na eleição para deputado estadual e federal. Nos últimos dias, as negociações para a montagem das chamadas coligações proporcionais se afunilaram em duas tendências. Parte quer um chapão com todas as legendas na corrida pela Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Outra prefere três chapinhas, lideradas por DEM, PSDB e uma sigla de menor expressão.

Caça e caçador

A Polícia Civil retoma na manhã de hoje as buscas para capturar o ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado (PT), que teve a prisão preventiva determinada ontem pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ). Acusado pelo Ministério Público do Estado como pivô do esquema de desvios e fraudes em licitações e contratos com a prefeitura da cidade de 2013 a 2016, Machado teve habeas corpus negado pela Primeira Turma da Segunda Câmara Criminal do TJ, em um dos processos originados pela Operação Adsumus.

Fora da lista

Cota do MDB, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, Almir Melo Júnior, escapou da minirreforma administrativa que a prefeitura anuncia na próxima segunda. Por enquanto, fica.

Sabe quanto professor está valendo?  Bacelar, deputado federal do Podemos, em tuíte após ser denunciado por desvios na Educação

Pílulas

Lei do retorno - A nova pesquisa do Instituto Paraná  sobre a sucessão presidencial, divulgada ontem, traz um dado indigesto para o bloco do ex-presidente Lula. No Nordeste, maior reduto do petista, a ex-ministra Marina Silva (Rede) surge como herdeira maior dos votos que seriam de Lula. Justamente a candidata maltratada na campanha do PT em 2014.


Onipresença - Quase um mês após deixar o comando da Secretaria Estadual das Relações Institucionais, o deputado federal Josias Gomes (PT) ainda aparece como chefe da pasta no site do órgão.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/new-hit-tj-ba-nega-absolvicao-a-musicos-acusados-de-estupros/
Oito integrantes do extinto grupo de pagode foram condenados a dez anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maragojipe-familia-esta-apreensiva-com-demora-no-julgamento-do-caso/
Testemunhas de defesa são ouvidas nesta sexta-feira (19)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/festival-de-rap-boom-box-recebe-atracoes-como-djonga-e-matue/
Festa rola neste sábado (20), no Armazém Hall, em Vilas do Atlântico
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-voltara-aos-palcos-dois-meses-apos-dar-a-luz/
Na reta final da gravidez, cantora planeja retorno às atividades em outubro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cats-musical-com-taylor-swift-e-idris-elba-ganha-trailer-assista/
Clássico da Broadway chega aos cinemas em dezembro e já é forte candidato ao Oscar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/beyonce-lanca-the-gift-album-do-filme-rei-leao-ouca/
Artista faz curadoria do álbum que tem 27 músicas e participações de Kendrick Lamar, Jay-Z, Pharrell e Childish Gambino
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ponto-de-equilibrio-celebra-duas-decadas-na-concha-acustica/
Banda carioca estreia festa Mais Amor em Salvador nesta sexta-feira (19)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maragojipe-mais-cinco-pessoas-serao-ouvidas-em-audiencia-nesta-sexta-19/