Ligação com Belo Monte

Por Donaldson Gomes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2017 às 02:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O governo federal pretende começar a substituir o conjunto de obras deixadas em atraso pela espanhola Abengoa no país a partir do leilão de transmissão que está marcado para dezembro. As obras constam nos lotes 2, 4 e 5 do próximo leilão. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia (MME), “são obras diretamente associadas ao escoamento da energia da UHE Belo Monte e ao atendimento da região Nordeste”, resultado de um estudo recente do MME e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Sempre bom lembrar que a importância neste caso é dupla, pois além de trazer energia de Belo Monte, esses linhões são fundamentais para escoar a produção de energia renovável do Nordeste.

Segurança energética O cenário de incertezas com a crise hídrica e o desenvolvimento das energias renováveis no Nordeste brasileiro são vistos como oportunidades para a Tecnogera. A empresa que “vende” segurança energética ampliou a participação no mercado local com a abertura de uma filial em Lauro de Freitas este ano. Foram investidos R$ 15 milhões no projeto e a expectativa é de chegar aos R$ 25 milhões até o próximo ano.  A Tecnogera é especializada em soluções completas em energia temporária, incluindo implantação e operação de plantas de energia. “A gente vende ao cliente a garantia de que, independente da situação, ele terá a energia de que necessita”, explica CEO da empresa, Abraham Curi. Instalada em um condomínio logístico, o galpão da nova filial terá 2.000m² de área construída e mais 500m² de espaço externo, que poderá ser usado para armazenamento de materiais, movimentação e descanso de carretas.

Consumidores querem novembro O movimento de grandes varejistas por uma mudança no período de realização da Black Friday, hoje consolidada na última sexta-feira de novembro, não é bem aceito pelos consumidores. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa feita pelo comparador de preços Zoom. Entre as quase 7 mil pessoas ouvidas, 57% preferem novembro. Se mudar, 43% gostariam que acontecesse em outubro ou dezembro. Não resolve o problema do varejo, cujo interesse seria o de transferir a farra de compras para um mês de pouco movimento, como agosto, por exemplo. 

Sabor pitaya A pitaya, fruta da moda entre quem busca vida saudável, é a aposta da vez da Açaí Concept para se manter em crescimento. Produtos de qualidade e novidades são apostas da rede, que se apresenta como a maior franquia de açaí do mundo, para se manter em expansão. Os números mostram que a estratégia dá certo. O número de franquias da empresa passou de oito em 2014 para 70 no ano seguinte, chegou a 180 no ano passado e a 215 em setembro deste ano. O boom também é alavancado pelo desemprego, reconhece o diretor da rede, Ricardo Gomes. “Com a alta do desemprego, muita gente que tem recursos guardados nos procura em busca de uma alternativa para manter a renda”, diz. 

No horizonte

Entre as 25 mais. A fórmula, maior rede de farmácias de manipulação do país, consagrou-se como uma das empresas vencedoras da 4ª edição do top 25 do franchising brasileiro, realizado pelo grupo Bittencourt.