Liminares autorizam circulação de vans em Salvador, mesmo sem regulamentação

A autorização foi dada pela Justiça a cooperativas de transporte que trabalham com vans

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 6 de julho de 2018 às 03:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

Cinco liminares concedidas pela Justiça a cooperativas de vans que atuam em Salvador impedem o município de fiscalizar a atuação desse meio de transporte, considerado clandestino na capital baiana. Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE apontou que elas são o meio de transporte mais presente na Bahia. “Há uma decisão na Justiça que autoriza que elas circulem e, consequentemente, impede que haja a fiscalização”, informou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota.

A pasta não tem estimativa do número de vans que atuam no transporte clandestino na cidade, mas, de acordo com o diretor de Transportes da Semob, Matheus Moura, a oferta delas é maior em bairros como Fazenda Grande do Retiro, Pau Miúdo, Santa Mônica, Iguatemi, Itaigara e locais  como o centro da cidade, Suburbana e Cidade Baixa.“Elas são mais comuns em bairros com grande densidade populacional. Não vemos muito elas circulando nos corredores da cidade”, explica Moura. Nildete prefere usar vans para ir para a faculdade, na Federação, em Salvador (Foto: Marina Silva/CORREIO) Ele informou ainda que o Município já foi à Justiça, para tentar reverter a decisão, mas ainda não conseguiu. Paralelo a isso, outras empresas vão ganhando liminar para ofertar o serviço.

Na avaliação de Moura, o problema maior é que, como não se trata de um meio de transporte regulamentado, o usuário não conta com nenhum tipo de garantia. Em caso de acidentes, por exemplo, ele não tem a quem recorrer. “Os transportes regulamentados passam por vistorias periódicas que verificam todas as condições de trafegabilidade do veículo exigidas pelo Código de Trânsito para o transporte de passageiros. E os clandestinos não passam por essa vistoria”.

A estudante Nildete Silva só pega a van quando precisa ir pra faculdade:“Acho que é a melhor opção pra chegar mais rápido”, diz Nildete.