Linhas de crédito com garantia tem juros menores que 2% ao mês

Tanto o imóvel quanto automóvel quitado podem ofertados como garantia; veja opções

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 7 de agosto de 2017 às 05:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/ Arquivo CORREIO

Diferença das taxas em empréstimos com garantia é bem menor do que a metade do empréstimo pessoal (Foto: Marina Silva/ Arquivo CORREIO) Com taxas juros que podem variar entre 1,20% a 1,83% para carros e 1,22% a 1,69% no caso de imóveis, o empréstimo com garantia tem um custo competitivo perante outras linhas de crédito disponíveis no mercado. A depender do bem, o percentual pode ser bem menor que a metade da taxa média de juros do empréstimo pessoal, que chega a 4,31%. 

No último mês o Banco Santander chegou a reduzir mais ainda as taxas da modalidade que exige o imóvel como garantia, quando os juros caíram de 1,28% a 1,43% ao mês para 1,22% a 1,39% ao mês. O banco também dispõe de linhas onde o veículo pode ser dado como garantia, porém, não informou o valor das taxas que são praticadas.  “Desde o ano passado, quando voltamos a ser mais proativos em oferecer o produto, tivemos retorno imediato dos clientes”, afirma o diretor-executivo de Negócios Imobiliários do Santander, Gilberto Abreu.

Também de olho nesse mercado, o Itaú Unibanco lançou recentemente o Crédito com Garantia de Imóvel - Troca de dívidas. A nova modalidade oferece a possibilidade de trocar suas dívidas em dia por um único crédito com taxa menor, maior prazo de pagamento e possibilidade de liberação de valor adicional (troco). 

Segundo o banco, as taxas cobradas dependem do grau de relacionamento com o cliente, que pode financiar valores de R$ 40 mil a R$ 600 mil, com prazo para pagamento de até dez anos. “Essa é uma alternativa de crédito que oferecemos com taxas atrativas e prazo de até 10 anos, facilitando a reorganização financeira do cliente”, explica diretora do Itaú Unibanco, Cristiane Magalhães. 

Diante de um cenário ainda de crise e de alto nível de endividamento, segundo o superintendente estadual do Banco do Brasil (BB), Carlos Motta, a contratação deste tipo de crédito tem crescido bastante. Para empréstimos com imóveis, a taxa mínima é de 1,69%. No caso de carros, 1,83%. “Estas linhas crescem porque trazem taxas de juros bem menores do que outras linhas. Os juros caem, sobretudo, porque a garantia diminui o risco de inadimplência e dá uma maior segurança ao sistema financeiro”, pontua. 

O crédito com garantia também é ofertado pelo Banco Bradesco, onde a taxa de juros para imóvel é de 1,20% e 1,30% para veículos. O Credfácil Veículo Bradesco financia até 60% do valor do veículo com prazo máximo de pagamento em 50 meses com até 62 dias de carência para quitar a 1ª parcela. 

No caso do imóvel, o financiamento é parcelado em até 120 meses com até 59 dias de carência para pagamento da 1ª parcela.  A Caixa é mais um banco que oferta as duas linhas, com taxas de 1,50% a 2,05% para imóvel e 2,29% a 2,75% para carro. Os prazos de financiamento das opções de empréstimos com garantia podem chegar até 240 meses e 48 meses, respectivamente.