Lista completa do Vitória tem oito jogadores afastados; Alex Brasil justifica decisão

'Não tem como trabalhar com tantos atletas', diz diretor de futebol

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 5 de outubro de 2021 às 12:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: PIETRO CARPI / ECVITÓRIA

Gabriel Inocêncio, Vico, Guilherme Santos, Ronan, Gabriel Bispo, Mateusinho, Sérgio Mota e Samuel Granada. Esses são os oito atletas do Vitória que não vão ser aproveitados na reta final da Série B. A lista completa foi confirmada nesta terça-feira (5) pelo diretor de futebol Alex Brasil.

De acordo com o gestor, eles passarão a treinar em um "grupo de transição", criado esta semana para atender estes atletas que estão fora dos planos e outros que disputaram o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Alex Brasil afirmou que a decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica e motivada pelo número elevado de atletas no elenco. 

"Foi criado esse grupo de transição para a melhoria do nosso trabalho. Com um elenco de 57 atletas, juntando a equipe sub-23 que estava disputando o Campeonato Brasileiro, nós tivemos a coerência de fazer essa divisão em um grupo de transição", afirmou o dirigente.

Alex Brasil pontuou que o departamento jurídico foi consultado para que o clube não sofra ações judiciais no futuro. "Não houve nenhum afastamento e nenhum tipo de discriminação. Vão fazer suas atividades nesse grupo de transição, o que é natural, num elenco de tantos atletas não tem como trabalhar. Consultamos nosso departamento jurídico e, de nenhuma forma, o Vitória está correndo qualquer tipo de problema futuro. Tivemos essa preocupação". 

Dos oito atletas da lista, dois se recuperam de lesão, os atacantes Guilherme Santos e Vico. No entanto, já está certo que eles se juntarão ao grupo de transição quando forem liberados pelo departamento médico. É possível que Guilherme Santos, emprestado pelo Atlético-MG, retorne para Belo Horizonte antes do final da temporada - a última rodada da Série B está marcada para 27 de novembro.

"Guilherme Santos e Vico estão no departamento médico, mas não têm tempo hábil até se condicionarem. Vão trabalhar nesse grupo de transição quando estiverem aptos", disse Alex Brasil.

Na segunda-feira, o diretor de futebol já havia explicado ao CORREIO que o volante Gabriel Bispo consta na lista por opção do jogador. Ele não quis detalhar durante a entrevista coletiva o que motivou o não aproveitamento dos outros jogadores. 

"Uma coisa muito interna. A gente tomou essa decisão para simplesmente ter a condição de trabalhar para que possamos tirar o Vitória dessa situação. Esse foi o real motivo", resumiu antes de ser questionado sobre o atacante Ronan, que vestiu a camisa vermelha e preta sete vezes na Série B, apenas duas como titular. 

"É um grande profissional. Uma decisão tomada juntamente com a direção e comissão. Não posso entrar no mérito de relatar os fatos. Ronan teve suas oportunidades. É uma opção. As decisões foram tomadas internamente com a direção e a comissão técnica", finalizou. O não aproveitamento de Ronan foi criticado por Nadson, ex-jogador e ídolo do Vitória.

O Leão está na zona de rebaixamento há 11 rodadas e atualmente ocupa o 18º lugar, com 26 pontos, a seis do Brusque, 16º colocado e primeiro time fora do Z4. O rubro-negro não vence há seis jogos e, no próximo sábado (9), enfrentará um adversário direto na luta contra a queda à Série C. Receberá o Confiança, às 19h, no Barradão. Vice-lanterna, a equipe sergipana soma 22 pontos.