Live de Roteiristas inicia temporada com Henrique Dantas

Diretor de Dorivando Saravá é o convidado da masterclasse gratuita nesta quarta (13)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2021 às 05:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marcello Gurgel/divulgação

Após um intervalo de três meses, o projeto Live de Roteiristas volta a acontecer a partir desta quarta (13), às 16h, com masterclasses gratuitas com profissionais do audiovisual brasileiro. Na largada, o projeto recebe o cineasta baiano Henrique Dantas, para falar sobre o tema Narrativas Híbridas.

Dantas é roteirista, diretor e produtor audiovisual, além de ser artista visual. Já dirigiu filmes como os documentários Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano e A Noite Escura da Alma e Dorivando Saravá, O Preto que Virou Mar, sobre Dorival Caymmi.

O hibridismo de linguagens, trazendo estéticas não normativas e sim uma fruição entre gêneros e diálogo com culturas contemporâneas, faz parte de suas obras e permeiam seus trabalhos autorais. Atualmente, está filmando a série documental Seculares - O Mundo há Mais de Cem, realizada com centenários na Bahia. Também  prepara seu primeiro longa metragem de ficção, Silêncio, sobre uma família negra despedaçada pela ditadura militar.

O projeto Live de Roteiristas é uma, iniciativa das  produtoras baianas Bocapiu Conteúdo Criativo, de Carollini Assis, e ¡Candela! Produções Audiovisuais, de Ceci Alves. Foi realizado de março a outubro passado,  com 21 encontros, 25 convidados diferentes, e um público de mais de 2.500 pessoas, dentre escritores, autores, pesquisadores, estudantes e profissionais do audiovisual.

Carollini Assis e Ceci Alves receberam grandes nomes do audiovisual nacional e internacional, como Karim Ainouz (indicado ao Oscar por A Vida Invisíve); o produtor internacional Rodrigo Teixeira (ganhador do Oscar com o filme Me Chame pelo seu Some), Eliseo Altunaga (ganhador do Oscar com o filme “Uma Mulher Fantástica e indicado pelo chileno No), a novelista Thelma Guedes (Órfãos da Terra, O Profeta, Cordel Encantado, etc.), dentre outros profissionais.

Para participar, o interessado deve se inscrever pelo e-mail [email protected]. As inscrições são gratuitas. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.