Live Exu: bate-papo poético na madrugada

entretenimento
21.06.2020, 20:14:00
Atualizado: 21.06.2020, 21:09:32
O escritor Ernerto Dabo, de Guiné Bissau (Divulgação)

Live Exu: bate-papo poético na madrugada

Nesta segunda (22), às 4h, o encontro recebe o poeta, cantor e revolucionário Ernesto Dabo, de Guiné Bissau

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O poeta, músico, e jurista Ernesto Dabo, de Guiné Bissau, na África, é o convidado da próxima edição da Live Exu - Poesias Bem Black, comandada pelo poeta Nelson Maca. A live, que acontece na madrugada desta segunda-feira (às 4h), promove bate-papo com Dabo, que tem uma trajetória ligada ao movimento político e revolucionário de seu país. Ele também foi o primeiro artista a gravar um vinil em Guiné Bissau e tem publicado em português e  crioulo - com fusões com línguas locais.  Dabo, que se encontra em Portugual,  declama alguns de seus poemas e conversa sobre sua trajetória política e literária.

Ele participou do processo revolucionário de Guiné Bissau e Cabo Verde e faz parte do PAIGC - Partido para a Independência da Guiné Bissau e Cabo Verde,  que teve como principal ideólogo, o ativista Almícar Cabral, um dos maiores nomes do processo da descolonização do continente africano.  

A live trabalha com a simbologia do orixá Exu, por isso acontece sempre às segunda-feiras, na madrugada. E já recebeu a atriz gaúcha Vera Lopes, que mora em Salvador, os  poetas e atores  Zinho Trindade e Luz Ribeiro, ambos de São Paulo, o escrito e editor Guellwaar Adún (direto dos Estados Unidos).  A próxima convidada é Jéssica Caitano, repentista e rapper de Triunfo, Pernambuco, no dia 29 de junho, fechando a programação do mês.  A transmissão é no instagram@nelson–maca.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas