Livro e documentário homenageiam Antonio Carlos Magalhães

entretenimento
14.09.2017, 23:37:00
Atualizado: 15.09.2017, 01:00:10
Glauber Rocha foi palco de homenagens aos 90 anos de ACM (Foto: Betto Jr./CORREIO)

Livro e documentário homenageiam Antonio Carlos Magalhães

Evento no Espaço Itaú Glauber Rocha integra as celebrações em homenagem aos 90 anos de ACM

O centro antigo de Salvador, coração da capital baiana, palpitou ainda mais forte nesta quinta-feira (14). É que o local foi palco do lançamento do livro ACM em Cena e da exibição do documentário ACM - Tempo e Espaço, obras que eternizam o legado e a paixão do senador Antonio Carlos Magalhães pela Bahia.

Em clima de festa e nostalgia, centenas de amigos, familiares e admiradores do político lotaram o Espaço Itaú Glauber Rocha para prestigiar o evento que integra as celebrações em homenagem aos 90 anos de ACM, que completaria essa idade em 04 de setembro. Ele ingressou na carreira em 1954, tendo atuado como deputado estadual e federal, prefeito de Salvador, governador da Bahia, Ministro das Comunicações no governo José Sarney e senador da República.

(Foto: Betto Jr./CORREIO)

Além da carreira política, livro e documentário exploram outras facetas do médico, incluindo a relação com a cultura baiana e sua diversidade e a convivência com personalidades como Jorge Amado, Dona Canô, Fidel Castro e Irmã Dulce. Também destacam heranças do político para o estado como a industrialização da Bahia, a construção do Polo Petroquímico de Camaçari e a consolidação do estado como centro turístico nacional.

“ACM sempre foi um intenso promotor da cultura do nosso estado. Relembramos saudosos do convívio e da alegria que ele tinha em celebrar cada aniversário junto com os amigos, parentes e, sobretudo, junto com o povo da Bahia”, disse o filho Antonio Carlos Júnior, presidente da Rede Bahia, que estava acompanhado da esposa, Rosário Magalhães. 

Renata Correia, Antonio Carlos Júnior, Rosário Magalhães e ACM Neto
Renata Correia, Antonio Carlos Júnior, Rosário Magalhães e ACM Neto (Foto: Betto Jr./CORREIO)
O evento teve baianas e minicortejo com banda
O evento teve baianas e minicortejo com banda (Foto: Betto Jr./CORREIO)
Também tocaram as músicas que o político gostava de ouvir
Também tocaram as músicas que o político gostava de ouvir (Foto: Betto Jr./CORREIO)
(Foto: Betto Jr./CORREIO)
(Foto: Betto Jr./CORREIO)
Antonio Carlos Júnior lembrou o legado do pai para a Bahia
Antonio Carlos Júnior lembrou o legado do pai para a Bahia (Foto: Betto Jr./CORREIO)
Antonio Carlos Júnior e ACM Neto destacam herança de ACM para o estado
Antonio Carlos Júnior e ACM Neto destacam herança de ACM para o estado (Foto: Betto Jr./CORREIO)

 “Tanto o documentário quanto o livro trazem histórias inéditas e únicas da vida dele, contadas por diferentes pessoas e com diversos ângulos”, destacou o prefeito ACM Neto. Renata Correia, acionista e diretora do CORREIO, pontuou que as obras são mais um reconhecimento ao avô. “É mais um momento de festa”, comemorou.  

Produzido pelo cineasta Oscar Santana, o documentário conta a trajetória do senador, trazendo depoimentos de mais de 64 pessoas. “Comecei a produzir o filme em 2006 e ele chegou a assistir a versão final, alguns meses antes da sua morte.  Quem assistir, com certeza poderá conhecer o grande político e estadista que ACM foi, tanto na Bahia quanto no Brasil”, ressaltou Santana.

Com preparação editorial do historiador e antropólogo Antonio Risério, o livro ACM em Cena reúne mais de 62 depoimentos de personalidades que eram próximas ou tiveram contato com Antonio Carlos Magalhães. Dentre os testemunhos que compõem a obra, destaque para os relatos de figuras ilustres, como os cantores Maria Bethânia e Ricardo Chaves, o publicitário Fernando Barros e Clarindo Silva, da Cantina da Lua. “São casos, curiosidades e histórias de quem pôde conhecer além do político”, ressalta Risério.

Clarindo, inclusive, marcou presença na celebração. “Sempre que ia ao Pelourinho, ele passava lá na Cantina. Há um marco histórico claro de uma Bahia antes e outra depois de ACM”, disse.

A aposentada Maria Trindade, 67 anos, pontuou que parecia que ACM estava ali. O evento  teve baianas, minicortejo com banda e tocou as músicas que o político gostava de ouvir. “Ele valorizou o nosso estado e, inclusive, meu interior, Maragogipe. Ele sempre teve compromisso com questões básicas como saúde e educação”, afirmou ela, que chegou a encontrar com o político diversas vezes.  


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/heroi-da-palestina-veja-por-onde-anda-amilton-tratorista-que-se-recusou-a-demolir-casas/
Dezesseis anos depois, CORREIO mostra como estão ele e as famílias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apresentadora-de-tv-pedida-em-namoro-ao-vivo-termina-romance-por-whatsapp/
"Estou terminando oficialmente o nosso namoro", escreveu ela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-entendo-por-que-fizeram-isso-desabafa-pai-de-garota-de-10-anos-encontrada-morta/
Maria Elaine foi encontrada morta na última quinta-feira (17) a cerca de 100m da casa onde morava
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/reporter-da-globo-agradece-devolucao-de-celular-no-bonfim-obrigado-e-pouco/
Filho de Gandhy recuperou aparelho que seria levado durante a Lavagem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-sertanejo-marciano-morre-aos-67-anos/
Segundo o filho, ele sofreu um infarto fulminante nesta madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voltar-e-um-presente-diz-criolo-sobre-show-em-salvador-nesta-sexta/
Rapper paulista apresenta turnê Boca de Lobo, inédita na cidade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-assassino-e-alguem-proximo-diz-pai-de-crianca-encontrada-morta-em-alto-de-coutos/
Corpo de menina de 10 anos foi encontrado com blusa suspensa e short na altura da virilha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografo-grava-o-proprio-assalto-durante-lavagem-do-bonfim-assista/
Profissional estava testando a tecnologia 360° quando foi atacado; ele teve três dedos da mão quebrados
Ler Mais