Livro ‘Festas Populares da Bahia em Cordel’ é lançado no Rio Vermelho na quinta (12)

entretenimento
09.07.2018, 17:49:00
Atualizado: 09.07.2018, 18:01:41

Livro ‘Festas Populares da Bahia em Cordel’ é lançado no Rio Vermelho na quinta (12)

Nova obra do poeta Elton Magalhães também traz fotos dos festejos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Publicados inicialmente em textos isolados no jornal CORREIO e em outros jornais e sites baianos, a partir de 2015, cordéis sobre algumas das mais famosas Festas Populares da Bahia acabam de virar um livro recheado de fotos das celebrações, com lançamento marcado para a próxima quinta-feira (12) no espaço Tropos, no Rio Vermelho, às 19h30.

‘Festas Populares da Bahia em Cordel’ é o segundo livro do poeta e cordelista Elton Magalhães, natural de Castro Alves e radicado em Salvador.

 

O livro conta com cinco cordéis que têm como objetivo apresentar, em crônicas breves, cinco das mais importantes festas populares baianas: a Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá, a Lavagem de Santo Amaro da Purificação, a Independência da Bahia (Dois de Julho) e a Festa de Santa Bárbara/Iansã.

História, tradição, religião e muita alegria são as personagens principais dos textos que retratam, a partir de um olhar particular, os costumes e o sentimento coletivo do povo baiano durante os festejos. 

Imagem: Divulgação

As imagens são do fotógrafo Wendell Wagner, que participará da sessão de autógrafos com o autor. 

O prefácio da obra é assinado pelo jornalista João Gabriel Galdea, editor de Minha Bahia do CORREIO, e o posfácio pelo poeta João Filho, autor do ‘Dicionário Amoroso de Salvador’ e vencedor do Prêmio da Biblioteca Nacional de Poesia em 2016.

Durante o lançamento, que terá entrada gratuita, também ocorrerá show do cantor e compositor J. Ribeiro.

Sobre o autor
Elton Magalhães nasceu em Castro Alves, mas sempre viveu em Salvador. É poeta, mestre em Literatura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e professor do Instituto Federal Baiano (Ifbaiano).

O poeta e cordelista Elton Magalhães (Foto: Divulgação)

Já publicou o livro em cordel “2014 - O Ano da Copa no País do Futebol” e foi organizador de “O Português na Língua do Cordel”, além de autor de diversos folhetos também em cordel.

Serviço
O quê: Lançamento do livro ‘Festas Populares da Bahia em Cordel’.
Quando: 12 de julho (quinta-feira), 19h30.
Onde: Tropos.co (Rua Ilhéus, 214, Parque Cruz Aguiar. Rio Vermelho).
Como: Apresentação da obra, sessão de autógrafo e show de J. Ribeiro, com entrada gratuita.
Quanto: A obra poderá ser adquirida na área externa da Tropos por R$ 25 (dinheiro ou cartão).
Mais informações: (71) 99714-3885.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas