Livro reúne 500 frases cômicas publicadas em perfil do twitter

Essas são as características principais dos microtextos reunidos no livro Na Kombi

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2010 às 10:36

- Atualizado há um ano

Camila Mello | Redação CORREIO

Escrever no twitter pode ser tão difícil quanto entrar em um carro lotado. O espaço é apertado e não dá para se esticar muito, definitivamente. Mas isso não foi problema para o jornalista Ulisses Mattos, 37 anos, e o publicitário Silvio Lach, 46, que mal chegaram e já sentaram na janela.

Em abril do ano passado, a dupla deu partida no perfil @Na_Kombi, o primeiro coletivo de humor do twitter, em que diferentes pessoas criam frases de efeito, piadas ou pensamentos, sempre com trocadilhos, associações e sem censura, dentro dos, no máximo, 140 caracteres permitidos pelo microblog.

O coletivo, hoje com mais de 34 mil seguidores, pegou embalo e virou uma coletânea homônima, lançada agora pela editora Barba Negra, em parceria com a Leya. No total, o trabalho reúne mais de 500 frases cômicas tuitadas ao longo de quase dois anos.

Ulisses Matos e Silvio Lach são os criadores do perfil do Twitter @Na-Kombi

"No início, nemera pra ser só de humor, mas eram as frases engraçadas que a galera mais retuitava e foi o que catapultou o perfil. Nossa ideia era convidar um grupo de pessoas para escrever sobre determinado assunto e que se revezariam a cada semana, como se entrassem e descessem de um ônibus, de um carro, ou, melhor, de uma kombi, que é mais engraçado”, conta Ulisses, revelando como surgiu o nome do perfil.

Bom, é essa mesma viagem até hoje.Toda semana, alguns tuiteiros são convidados para uma volta. Na direção, Ulisses e Silvio sugerem um tema qualquer para os passageiros, que vão criando durante o percurso. Eles falam sobre drogas, futebol, guerra dos sexos e até sobre o nada.

TEMAS No livro estão alinhadas e balanceadas algumas dessas frases inspiradoras, divididas em 27 temas, como Corpo Humano, Música, Humor, Doença, Natureza, Animais, Profissões e Velhice, e que devem ser lidas bem ao estilo Minuto de Sabedoria, em que você abre as páginas ao acaso e encontra uma mensagem que te ajuda a superar os momentos mais difíceis do dia.

De fato, basta ler uma das frases para o mau humor ir embora na hora. E é um bem coletivo, literalmente. É inevitável não contar as piadas para quem estiver do seu lado.

"Foi complicado escolher, eram mais de 1,5 mil. Guardamos todas as frases desde o início, já na intenção do livro. Tem hora que nem os autores lembram das próprias frases e os novos seguidores também não conseguem ver as antigas. O legal do livro é esse, eternizar essas ideias. E o efeito é o mesmo do twitter. Depois que ficou pronto, até eu e o Silvio ríamos de tudo novamente", comemora Ulisses, que tem planos para uma segunda edição.

Ele completa que o mais difícil foi ter critério na hora de selecionar, por isso optaram por temas. “O que so brou não é resto. Ainda tem muita coisa boa, outros temas legais, que renderiam outro livro tão engraçado quanto este”, afirma.

PASSAGEIROS  Nesse entra e sai de gente, já passaram pelo perfil mais de 70 autores, 44 citados no livro. Além de Silvio e Ulisses, que fazem jus à própria ideia sendo os maiores criadores da publicação, já pegaram carona também tuiteiros famosos como Helio de La Peña, que escreveu a apresentação do livro, Léo Jaime, Beto Silva, Fabio Porchat, Tico Santa Cruz  e Edson Aran, além de personalidades da internet, como Tio Dino, Rosana Hermann,  Microcontoscos, Mussum Alive,  Deercy  e o baiano Fumante Passivo.

“Esse cara aí  é o único que a gente não conhece, acredita? A gente não sabe quem ele é. Só que é publicitário e baiano. A gente tentou mandar um livro pra ele, mas não conseguimos nem o endereço. Se vocês conhecerem, nos deem uma dica, nos revelem essa identidade!”, disse  Ulisses, quase começando uma campanha.

A dupla de criadores do perfil  convidou o baiano não identificado logo depois  de uma rápida parada em seu twitter.  “Tem muita gente que está se destacando na internet. Se vejo alguém que escreve coisas legais, eu convido para participar. O twitter tem isso, né? Criou uma nova forma de fazer humor. Diversas pessoas estão se descobrindo como humoristas no twitter por ser fácil de se expressar e ser lido por muita gente. Antes, escrevíamos textos enormes para fazer alguém rir. Hoje, a ideia é criar frases certeiras, matadoras. O twitter estimula isso”, analisa.

NO VOLANTEJuntos na direção do perfil do twitter, do livro e ainda da revista M. Corporation - da qual são presidentes - Ulisses e Silvio são rodados nas vias do humor.

Silvio é publicitário e humorista e já foi colunista de humor do Pasquim 21, do Jornal do Brasil e criou o programa Hora do Rush, na Rádio Paradiso. Ulisses  também é humorista e jornalista. Escreveu para o site Cocadaboa, sob pseudônimo de Odisseu Kapyn, colabora no blog Papo Ereto (interbarney), atua no coletivo A Mijada, faz stand up comedy e produz roteiros de séries para o canal Multishow.

Ah, foram eles também que inventaram o  cômico troféu Vitor Fasano do twitter, que premia o melhor fake e o melhor personagem do twitter.