Lojas Ricardo Eletro recolhem móveis e eletro eletrônicos sem uso

Até a próxima sexta, as lojas orientarão quem quer evitar que elementos quimicos poluentes sejam lançados no meio ambiente

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Almiro Lopes

Até a próxima sexta-feira(08), as filiais das lojas Ricardo Eletro participam da ação Descarte Certo, que consiste no recolhimento de móveis, objetos e eletroeletrônicos sem utilização. O serviço é oferecido desde junho do ano passado, na forma da Garantia Verde, e já recolheu aproximadamente 2.800 itens em todo o Brasil.

Além do atendimento de orientação, a ação contempla a prevenção de descarte de produtos de forma inadequada, evitando danos ao meio ambiente e multa, afinal, elementos nocivos como mercúrio, chumbo, fósforo e cadmio, além de componentes de plástico, vidro, aço e alumínio demoram anos para se decompor no meio ambiente. Para tanto, as equipes de vendas da rede receberam treinamento especial e as lojas contarão com decoração de produtos alusivos ao Descarte Certo.

Ao entregar móveis, eletrônicos antigos, quebrados ou sem uso, além de colchões, entulhos e restos de obras, entre outros tipos de materiais, o cliente recebe também o certificado Descarte ISO 14001 e 9001, que garante o descarte correto regulamentado. Ao comprar qualquer produto nas lojas, no momento da contratação da garantia estendida, o consumidor pode assinar o serviço por meio de pagamento da taxa de R$ 19.90, que possibilita a devolução de três itens por vez, como por exemplo eletroeletrônico ou eletrodoméstico, computador, celular, geladeira, fogão. O pedido pode ser programado duas vezes no prazo de um ano.

A garantia verde pode ser contratada em todas as unidades da Ricardo Eletro no país, o agendamento da coleta dos produtos/resíduos é feito por meio do site. Vale ressaltar que o recolhimento dos itens é realizado em até cinco dias úteis a partir da marcação.

Todo o processo é realizado por meio de uma parceria entre a Ricardo Eletro, o Grupo Ambipar e a I9XP. Essa última fica responsável pela retirada dos produtos das residências, desmontagem, desconstrução, reciclagem e destinação final de resíduos.