Longe da folia? Vá assistir aos filmes indicados ao Oscar

Até agora, 12 filmes que disputam a estatueta dourada estão em cartaz em Salvador; veja alguns dos mais legais

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 11 de fevereiro de 2018 às 06:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Circuitos da folia supercheios, cinemas quase vazios. Se você é daqueles que não curte Carnaval e prefere quando as salas estão tranquilas, sem a zoeira dos adolescentes ou luz de celular brilhando por todos os lados, a hora é essa. Tem um bocado de filme legal em cartaz em Salvador, sendo que 12 deles estão indicados ao Oscar. Todos os cinemas fora dos domínios de Momo estão funcionando. E como estamos a menos de um mês da maior cerimônia de Hollywood, você pode começar pelos indicados.

A dica imperdível é o poético A Forma da Água, que concorre em 13 categorias. Pra pensar em temas como aceitação e força de vontade também vale conferir os dramas Me Chame Pelo Seu Nome (três indicações);   Três Anúncios para um Crime (sete); e O Destino de uma Nação, que deve dar a Gary Oldman a estatueta de melhor ator. Para a criançada, a pedida é O Touro Ferdinando e Viva - A Vida é uma Festa, ambos indicados à melhor animação.

A Forma da Água 

Dirigido pelo mexicano Guillermo del Toro, o favorito ao Oscar 2018, indicado em 13 categorias, é uma lição de aceitação às diferenças. Conta história de um amor, em tese impossível, entre uma humana marginalizada e uma criatura aquática, presa num laboratório.

O Touro Ferdinando

Animação dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, experiente depois das sagas A Era do Gelo e Rio, filme mostra que as aparências enganam ao afirmar que um touro, mesmo grandão e com aparência feroz, não precisa ir para as touradas.

O Destino de uma Nação

 Não é exatamente um grande filme este dirigido por Joe Wright, mas tem uma atuação gigante de Gary Oldman, que recebeu o Globo de Ouro pela interpretação do primeiro- ministro britânico Winston Churchill (1874-1965).

Me Chame Pelo Seu Nome

Indicado em três categorias (filme, ator e roteiro adaptado), o filme é dirigido por Luca Guadagnino. O sensível drama, que mostra a construção de um amor gay, é produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, que se revelou eufórico com as indicações: “Estou lisonjeado de estar ao lado de grandes nomes da história do cinema”.

Viva - A Vida é uma Festa 

Deliciosa aventura pela cultura mexicana, a animação da Disney/Pixar, que é favorita ao Oscar nesta categoria, segue o garoto Miguel numa saga pelo mundo dos mortos para encontrar um ancestral que se consagrou como estrela entre os mariachis. A confusão toda se estabelece quando a família percebe o talento musical do garoto e o proíbe de tocar.

Três Anúncios para um Crime

Indicado em sete categorias, o violento drama estrelado pela espetacular Frances McDormand apresenta a luta de uma mãe cuja filha foi morta e a polícia local não se movimenta para solucionar. Aclamado pela crítica, o longa dirigido por Martin McDonagh talvez seja o maior concorrente de A Forma da Água na cerimônia de 4 de março.