López Obrador é eleito novo presidente no México

Dois principais rivais de Obrador nas eleições presidenciais do México admitiram a vitória do esquerdista

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2018 às 05:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

O México já tem um novo presidente: o esquerdista Andrés Manuel López Obrador. As eleições aconteceram neste domingo (1º). Uma pesquisa de boca de urna indicou que o candidato do Movimento de Regeneração Nacional (Morena) foi eleito com 43% a 49% dos votos. 

Os dois principais rivais de Obrador nas eleições presidenciais do México admitiram a vitória do esquerdista.

Ricardo Anaya, do Partido da Ação Nacional (PAN), obteve entre 23% e 27%, enquanto José Antonio Meade, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), ficou com 22% a 26%, segundo o mesmo levantamento, feito pelo Instituto Mitofsky. Logo após a divulgação dos dados, Meade e Anaya reconheceram a vitória de López Obrador. O resultado do pleito deve ser conhecido nesta segunda-feira (2).

Obrador fez um rápido discurso na noite de domingo, logo após o Instituto Nacional Eleitoral divulgar projeções das apurações que confirmam uma vitória avassaladora do esquerdista nas eleições realizadas ao longo do dia. 

No discurso, López Obrador disse que o dia era histórico para o México, clamou pela reconciliação do país e prometeu mudanças profundas, mas com respeito às garantias individuais e à propriedade privada. O presidente eleito também disse que vai respeitar a autonomia do Banco do México (o banco central do país) e atuar com rigor fiscal. 

O pronunciamento de López Obrador ocorreu logo após o Instituto Nacional Eleitoral informar que ele terá, ao final da apuração, entre 53% e 53,8% dos votos, de acordo com projeções feitas a partir das urnas que já foram contabilizadas. Em segundo lugar ficará o conservador Ricardo Anaya, com 22,1% a 22,8% dos votos, segundo a mesma estimativa. O também direitista José Antonio Meade obterá entre 15,7% e 16,3%. 

O atual presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, informou ter congratulado López Obrador pela vitória.