Loss explica volante Dudu Vieira na lateral direita do Vitória

Jogador recém-contratado é o quarto atleta utilizado na posição em cinco rodadas da Série B

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 27 de maio de 2019 às 16:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor / CORREIO

A lateral direita do Vitória ainda não tem dono. Nas cinco primeiras rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, quatro jogadores defenderam a posição, sendo que dois não jogam nela por ofício.

Titular nas três primeiras rodadas, Matheus Rocha perdeu a posição para o volante Farinha. Revelado na Toca do Leão, ele foi testado na posição por Cláudio Tencati no último jogo do treinador à frente do Vitória. Começou em campo na derrota por 3x1 para o São Bento, no Barradão, se queixou de desconforto e foi substituído pelo também prata da casa Wellisson, lateral de ofício.

Sem moral, Matheus Rocha acompanhou a troca do banco de reservas, após ter vestido a camisa vermelha e preta em 14 jogos, 13 deles como titular. Jogador de 20 anos vindo do Palmeiras, ele estreou no dia 3 de fevereiro, quando marcou o gol do empate em 1x1 no Ba-Vi válido pela fase classificatória da Copa do Nordeste, na Fonte Nova.

Na estreia de Osmar Loss, na 5ª rodada do campeonato, nenhum dos três apareceu no gramado. No domingo, quando o Vitória empatou em 1x1 com o Atlético-GO, em Goiânia, o novo treinador surpreendeu ao escalar o volante Dudu Vieira na posição.

Após a partida, o técnico comentou a escolha. "Conheço muito bem Dudu do Campeonato Paulista [jogou pelo Novorizontino]. Acompanhei ele nos últimos tempos, no Figueirense, no Santo André. Para ele não é novidade jogar na lateral direita, é um cara que já fez isso muitas vezes", afirmou o técnico rubro-negro, que não relacionou nenhum lateral direito para o jogo.

Por opção, Loss manteve Matheus Rocha e Wellisson em Salvador. Contratado do Bahia de Feira após o Campeonato Baiano, Van está recuperado de contusão, mas passa pelo processo de transição física e não estava à disposição. 

Osmar Loss também contou que conversou com Dudu Vieira durante a semana sobre o improviso. "Tenho sempre o hábito, quando vou tirar um jogador da sua posição natural, de conversar com ele, se ele está se sentindo confortável. Conversei com Dudu, inclusive, antes de treinar ele nessa posição. Ele disse: 'Professor, estou plenamente de acordo. Nos últimos três anos, mais atuei de lateral do que de volante'. Me deixou muito seguro de fazer a troca".

A instabilidade na lateral direita que Osmar Loss se deparou na chegada à Toca ocorre desde o início do ano. Jeferson foi o titular da posição no começo da temporada. Remanescente do elenco de 2018, ele fez 13 jogos pelo rubro-negro em 2019, não agradou e deixou de fazer parte dos planos da diretoria. Agora está no Vila Nova.

Revelado no clube, Cedric atuou nas duas primeiras partidas pela Copa do Nordeste, quando a equipe se apresentou com elenco sub-23, sob o comando de João Burse. Também não agradou, foi sacado e acabou emprestado ao Bahia de Feira para a disputa da Série D.