Lucas, improviso ou base: as opções de Carpé para vaga de Jeferson

Vitória não terá lateral direito, suspenso, diante do Botafogo

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 18 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauricia da Matta / EC Vitória

O técnico Paulo Cézar Carpegiani tem um desfalque importante para enfrentar o Botafogo no domingo (23), às 18h, no Barradão. O lateral direito Jeferson recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Ceará e cumprirá suspensão.

O ala foi titular do Leão em todas as sete partidas sob comando de Carpé. Na realidade, ele vem de uma sequência de nove jogos seguidos como titular – só o goleiro Ronaldo tem uma sequência maior.

O problema é que as opções são escassas. O reserva oficial da posição é Lucas. Só que o lateral anda em baixa na Toca e não joga desde a derrota por 4x1 para o Bahia, em 22 de julho.

Outra opção para o comandante, de improviso, seria colocar Rodrigo Andrade na posição. Mas o volante foi outro a receber o terceiro cartão amarelo contra o Ceará.

Se topar desfazer a dupla de zaga que ficou quatro partidas sem tomar gol – Lucas Ribeiro e Ramon –, uma opção seria improvisar este segundo na função de lateral direito. Ramon já atuou na posição sob o comando de Mancini.

Mas, seguindo bem seu estilo de aproveitar garotos da base, Carpegiani tem mais uma opção: Cedric, especialista da posição, do time sub-23. O garoto de 20 anos já fez quatro partidas na Série A, a última delas no triunfo por 1x0 sobre o Paraná, no Barradão, no dia 19 de julho.

Cedric tem a vantagem de estar em plena forma. O garoto é titular da equipe que disputa o Brasileirão de Aspirantes. Entrou em campo nos três últimos jogos, inclusive o triunfo por 2x0 sobre o São Paulo, há uma semana.

Desfalque pesado O último jogo do Leão sem Jeferson foi o 4x0 para o Atlético-PR, em Curitiba, no dia 29 de julho, que selou a demissão de Vagner Mancini. Naquela ocasião, Ramon foi improvisado no setor.

O penúltimo jogo sem Jeferson foi o triunfo de 1x0 sobre o Sport. Além destes, ele só não esteve na goleada por 5x2 para o Santos e na derrota por 2x1 para o América-MG.

Na última segunda-feira (17), todo o elenco recebeu folga. A equipe volta aos treinos nesta terça (18), apenas pela manhã. Na quarta-feira, o trabalho será em dois turnos.