Lúcio e Carletto são os deputados baianos mais faltosos na Câmara

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Os deputados federais Lúcio Vieira Lima (MDB) e Ronaldo Carletto (PP) são os mais faltosos entre os 39 representantes da Bahia na Câmara com quase um terço de ausências nas 28 sessões deliberativas realizadas em 2018. Cada um deles faltou a oito encontros, o que representa 28,5% do total. Depois deles vem Sérgio Brito (PSD), que não foi a sete sessões. Jorge Solla (PT), com seis faltas, aparece em seguida e Elmar Nascimento (DEM), com cinco, completa o top five dos menos assíduos entre os parlamentares baianos. 

Na outra ponta Entre os mais assíduos, somente dois baianos marcaram presença em todas as sessões: João Gualberto e Jutahy Júnior, ambos do PSDB. Seis deputados do estado têm apenas uma ausência: Antonio Imbassahy (PSDB), Antonio Brito (PSD), Cacá Leão (PP), Daniel Almeida (PCdoB), José Carlos Aleluia (DEM), Valmir Assunção (PT) e Waldenor Pereira (PT). 

Justificativas Os deputados Márcio Marinho (PRB) e José Rocha (PR) têm sete e seis faltas na Câmara, respectivamente. Contudo, todas elas foram justificadas. Irmão Lázaro (PSC) também tem sete ausências, mas justificou como tratamento médico quatro delas, nos dias 3, 4, 10 e 12 deste mês. No dia 7, três dias antes e três depois de pedir uma licença média, o deputado fez uma apresentação musical em Divina Pastora, no estado de Sergipe. Além de deputado, Lázaro tem carreira de cantor gospel.

Silêncio ensurdecedor Líderes da base governista estão questionando o silêncio da deputada federal Alice Portugal em relação ao movimento em prol da presença da senadora Lídice da Mata (PSB) na chapa majoritária do governador Rui Costa (PSD). Integrantes do PT, sindicalistas e integrantes de movimentos sociais pedem que uma das vagas ao Senado seja da socialista. A questão é que Alice, militante da representação feminina na política, não apresentou defesa pública a Lídice. Governistas ouvidos pela Satélite dizem a comunista tende a apoiar o indicado do PSD, Angelo Coronel, para a disputa. 

De olho O Ministério Público estadual vai acompanhar a implantação do Costa de Imbassaí  Resort e Residence, empreendimento milionário no Litoral Norte, com custo de R$  450 milhões. O objeto é apurar a regularidade ambiental do projeto, que está  entre as localidades de Diogo e Imbassaí, em Mata de São João, dentro da Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte. 

Laicidade O vereador Henrique Carballal (PV) apresentou um projeto de lei para impedir a Igreja Católica de emitir declaração de residência. A emissão do documento pela instituição religiosa vai de encontro à laicidade do Estado brasileiro, segundo ele, visto que outras igrejas não possuem competência para tanto."A existência de uma ambulância nos canteiros de obras é de fundamental importância, uma vez que a vítima é atendida o mais rápido possível, com profissionais capacitados e com infraestrutura adequada para ministrar os primeiros socorros", Sabá, vereador, do PV, que apresentou um projeto de lei para obrigar a presença de uma ambulância em canteiros de obrasPílula Habilidade  Caciques da oposição estão animados com a pré-candidatura de José Ronaldo (DEM) ao governo do estado. Eles contam que, nos bastidores, o ex-prefeito de Feira de Santana tem demonstrado habilidade nas articulações políticas com presidentes de partido e lideranças do interior.