Ludmilla ganha processo de injúria racial contra Val Marchiori

Socialite disse que vai recorrer; entenda o caso

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2018 às 14:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução / Instagram

A 3ª Vara Cível do Fórum Regional da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, decidiu nesta quarta-feira (6) que a socialite Val Marchiori deverá indenizar a cantora Ludmilla em R$ 10 mil. A decisão foi motivada por um comentário de cunho racista realizado por Val enquanto a cantora desfilou como musa do Salgueiro, no carnaval de 2016 durante um programa exibido pela Rede TV!. A crítica foi direcionada à peruca que Ludmilla usava usando “A fantasia está bonita, a maquiagem... agora, o cabelo... Hello! Esse cabelo dela está parecendo um bombril gente!”, disse. Val Marchiori se justifica sob o argumento do direito à liberdade de expressão e alega não ter criticado o cabelo de Ludmilla, e sim a peruca usada por ela. O argumento, no entanto, não foi aceito pela juíza, Mariana Moreira Tangari Baptista, responsável pelo caso.

Sentença

A sentença dada pela juíza afirma que ‘a liberdade de expressão deve ser exercida com responsabilidade, respeitando outros direitos constitucionalmente tutelados, notadamente o da dignidade da pessoa humana.’

A juíza considerou que no vídeo do programa "está muito claro que a ré insiste em comparar o cabelo da autora a um bombril, ainda que os apresentadores do programa tenham tentado impedir que ela continuasse a ofender a autora, afirmando que se tratava de um aplique e não do cabelo da cantora”.

Confira o vídeo:

“O comentário feito por ela (Val Marchiori) não teve nenhum conteúdo jornalístico, informativo e útil para os telespectadores. Na verdade, foi um comentário depreciativo e racista, apto a causar dano moral à autora”, destacou a juíza.

Defesa

Val, por outro lado, afirma que vai recorrer da decisão da Juíza. Ela se diz surpresa com a condenação e negou que tenha sido racista na comparação feita.

"A decisão foi recebida com surpresa, já que não houve de minha parte qualquer comentário racista. Deixando claro que quando uma pessoa aceita participar de um desfile de carnaval, está sujeita a elogios e críticas. Não sou e nunca fui racista. E aguardo, serenamente, que a decisão será revista no recurso que já sendo preparado pelo meu advogado", comentou Val.

A cantora, Ludmilla só rebateu as críticas da socialite dias depois do ocorrido, em uma rede social. Na ocasião a artista chegou a pedir uma indenização no valor de R$ 300 mil por injúria racial. 

Val, mais uma vez, negou ser preconceituosa e fez um textão no Instagram na tentativa de se defender.

“Realmente, não gostei de como estava o penteado e não do cabelo em si. Cada um tem o seu, a diferença é o modo como usa. (...) falei que não gostei do penteado escolhido! Que na verdade, nem era o cabelo dela, e sim uma peruca. E independente da cor da pessoa, do jeito da pessoa, ou da pessoa em si. Não gostei, achei que não ficou bom para o look e falei. Agora, pensar que isso possa representar algum tipo de inferioridade ou superioridade como algumas pessoas disseram, já é demais. A pessoa, seu caráter, sua vida, quem faz é ela própria e não seu cabelo ou peruca. Hello! Pensar dessa forma até me enoja! Não foi preconceito”, escreveu, ela.