Lutador ucraniano revela detalhes da guerra contra a Rússia

"Soldados bombardeavam casas, matavam civis e estupravam mulheres", disse Yaroslav Amosov, que é campeão do Bellator

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2022 às 17:57

. Crédito: Reprodução/Twitter

Campeão meio-médio (até 77,1kg) do Bellator, Yaroslav Amosov trocou o cage pelo exército ucraniano. O lutador atualmente está na linha de frente na guerra contra a Rússia - e, inclusive, teve a defesa do cinturão contra Michael Page cancelada. Recentemente, ele deu detalhes da experiência vivida no combate armado.

Em um vídeo postado na conta do Instagram UKR Sport, no último sábado (16), Amosov deu detalhes angustiantes sobre o duro cotidiano enfrentado na guerra."Nossos inimigos chegaram à Ucrânia com armas e causaram o caos. Eu e meus amigos decidimos ajudar a defender nosso país. Nos juntamos à defesa territorial da cidade de Irpin. Os soldados russos bombardeavam casas, matavam civis e estupravam mulheres. Eles mataram pessoas dentro dos carros, pessoas que só queriam fugir do território ocupado por eles", disse."Muitas pessoas ficaram sentadas em porões por mais de um mês. Quando libertamos Irpin, eles receberam um pedaço de pão e choraram agradecendo. Ficaram sentados sem água e luz em silêncio com medo de alguém entrar e serem baleados", seguiu.

O lutador faria o combate contra Michael Page no próximo mês, em Londres, pelo Bellator 281. Mas Amosov optou por desistir da luta, e seguir na Ucrânia para a guerra. Ele falou como conseguiu guardar o cinturão do Bellator.

"A minha mãe ficou em casa nos primeiros dias de guerra, mas quando ficou perigoso consegui convencê-la a sair e a levei até um local seguro. Quando ela estava fazendo as malas, acabou escondendo o cinturão no porão. Ainda bem que fez isso, pois durante a ocupação saqueadores passaram por lá e destruíram o apartamento. Minha família está segura. Vim ver minha esposa e meu filho e descansar um pouco. Agora volto para Irpin", afirmou.

Amosov também comentou o duelo pelo título interino entre Page e Logan Storley, marcado para o dia 13 de maio, no mesmo card em que lutaria. Mas, para o ucraniano, isso não importa no momento. Segundo o lutador, ele só vai voltar aos cages quando a guerra terminar."Eles vão lutar pelo título interino e não importa para mim. Vou esperar a guerra acabar e defender meu cinturão depois. Espero que possamos voltar aos nosso lares e que haja paz na nossa terra. O sol vai brilhar, vamos sorrir e tudo ficará bem", falou.Amosov está invicto há 26 lutas. Ele foi o primeiro ucraniano a ser campeão mundial nos eventos de elite do MMA, e, na oportunidade, venceu o brasileiro Douglas Lima, em junho de 2021. A luta contra Page seria a primeira defesa do cinturão.