Luz do sol destrói coronavírus rapidamente, afirma estudo americano

Especialista que as condições do Verão no hemisfério Norte 'criarão um ambiente com uma transmissão que pode ser reduzida'

Publicado em 24 de abril de 2020 às 20:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: ShutterStock

O novo coronavírus é rapidamente destruído pela luz do sol, de acordo com um estudo anunciado por uma autoridade dos Estados Unidos, na quinta-feira (23). O anúncio traz esperança de que a propagação do vírus possa diminuir durante o verão. De acordo com o consultor de ciência e tecnologia do Departamento de Segurança Interna, William Bryan, cientistas do governo descobriram que os raios ultravioletas têm um impacto potente.  

"Nossa observação mais impressionante até o momento é o poderoso efeito que a luz solar parece ter sobre a morte do vírus, tanto na superfície quanto no ar", disse ele durante coletiva de imprensa na Casa Branca. "Vimos um efeito semelhante tanto com a temperatura quanto com a umidade. O aumento de uma ou de outra é geralmente menos favorável ao vírus.”  

Em um slide com o resumo dos resultados, Bryan mostrou que a meia-vida do vírus - o tempo necessário para reduzir sua quantidade à metade - foi de 18 horas quando a temperatura estava de 21 ºC a 24 ºC, com uma umidade de 20% em uma superfície não porosa. Isso inclui superfícies como maçanetas e aço inoxidável. Mas a meia-vida caiu para seis horas quando a umidade subiu para 80%; e apenas dois minutos quando a luz solar foi adicionada à equação. 

Quando o vírus foi suspenso no ar, em aerossol, a meia-vida foi de uma hora quando a temperatura estava de 21 ºC a 24 ºC, com 20% de umidade. Na presença da luz do sol, o tempo caiu para apenas um minuto e meio.

Bryan concluiu que as condições do Verão "criarão um ambiente com uma transmissão que pode ser reduzida". No entanto, ele alertou que a propagação reduzida não significa que o patógeno será eliminado completamente e que as medidas de distanciamento social possam ser suspensas.