Macaco é encontrado morto em Sussuarana

Animal passará por exames para identificar se ele estava contaminado com febre amarela

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2017 às 15:26

- Atualizado há um ano

Um macaco foi encontrado morto no bairro de Sussuarana, em Salvador, neste domingo (17). O primata foi recolhido e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), onde passará por exames para identificar a causa da morte.

Segundo a chefe do setor de informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ana Galvão, equipes já estiveram no local onde o animal foi encontrado para saber se existem focos do mosquito que transmite a febre amarela.

"A gente inicia as ações sem ter o resultado dos exames. Fazemos o bloqueio de foco, inspeciona se tem depósito de água, conglomerado de arbustos. E o setor de imunização faz uma avaliação dos residentes para saber se as pessoas foram vacinadas", explica.

A previsão é de que o resultado do exame fique pronto dentro de um mês. Desde o final de 2016, 169 micos foram recolhidos em Salvador. Destes, 14 estavam vivos e oito tiveram resultado positivo para febre amarela. De acordo com Ana Galvão, alguns animais estavam em estado de decomposição e não puderam ser examinados.

O surto de macacos mortos teve uma diminuição a partir de maio, de acordo com Ana. "Por volta de maio, houve uma redução de macacos mortos, por conta da chuva, e os ventos dispersam o vetor que transmite a doença de uma macaco para outro e isso diminui o número de animais mortos", explica.