Mãe Menininha do Gantois é tema da escola de samba Vai-Vai em São Paulo

Um discurso emocionante de Milton Gonçalves abriu o desfile

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2017 às 12:17

- Atualizado há um ano

A ialorixá mais famosa do país, Mãe Menininha do Gantois, foi homenageada na noite deste domingo (26) no Anhembi, em São Paulo. A responsável por levar os orixás e o legado da mãe de santo baiana para um desfile foi a escola de samba Vai-Vai. 

[[galeria]]

O enredo "No xirê do Anhembi, a Oxum mais bonita surgiu - Menininha, mãe da Bahia - Ialorixá do Brasil" lembrou os 30 anos da morte Maria Escolástica da Conceição Nazaré, seu nome de batismo. O desfile durou exatamente 65 minutos, que é o tempo máximo permitido. Segundo o G1, nos últimos dez minutos para o fim do desfile, apenas dois dos cinco carros tinham passado pelo portão, mas a escola conseguiu se recuperar.

A água último carro deixou a avenida molhada, gerando reclamação da escola Nenê de Vila Matilde, que se apresentaria em seguida. O carro representava a casa de Candomblé de Mãe Menininha, que era filha de Oxum, orixá das águas e dos rios. A pista foi secada por uma equipe da Liga das Escolas, já que poderia haver também óleo no chão.

Apesar do empenho dos cerca de 3 mil integrantes da escola, o desfile deu mais destaque para os elementos do candomblé, do que a própria trajetória da mãe de santo. Um discurso emocionante de Milton Gonçalves abriu o desfile. A Miss Brasil, Raissa Santana, representou a criação do universo no abre-alas. A cantora mirim MC Sophia e a atriz Ariana Lessa também participaram do desfile.

Samba enredo:

Ai! Minha mãeMinha mãe MenininhaAi! Minha mãeMenininha do GantoisA estrela mais linda, heinTá no gantoisE o sol mais brilhante, heinTá no gantoisA beleza do mundo, heinTá no gantoisE a mão da doçura, heinTá no gantoisO consolo da gente, aiTá no gantoisE a Oxum mais bonita heinTá no gantoisOlorum quem mandou essa filha de OxumTomar conta da gente e de tudo cuidarOlorum quem mandou eô ora iê iê ô