Mãe Stella de Oxóssi é internada em hospital de Salvador com crise hipertensiva

salvador
28.06.2017, 19:30:00

Mãe Stella de Oxóssi é internada em hospital de Salvador com crise hipertensiva

A ialorixá é uma das mães de santo mais famosas do país

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi foi internada nesta quarta-feira (28) no Hospital da Bahia, em Salvador. Segundo informação da unidade médica, ela deu entrada às 12h de hoje com uma crise hipertensiva. 

(Foto: Arquivo CORREIO)

Segundo boletim médico, ela está na UTI cardíaca do hospital, aos cuidados do cardiologista Jadelson Andrade. Ela está com a pressão controlada, lúcida e orientada, passando por procedimentos e exames que ajudem a definir um diagnóstico. "paciente apresente quadro de Encefalopatia Hipertensiva (hipertensão arterial associada a cefaleia intensa). Está em tratamento do quadro hipertensivo e neurológico", diz a nota.

Mãe Stella foi internada anteriormente este ano, em fevereiro, com suspeita de infarto. Com dores torácicas, ela foi encaminhada para o mesmo hospital e teve alta no dia seguinte. 

A ialorixá é uma das mães de santo mais famosas do país. Ela é uma referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Foi iniciada no candomblé aos 14 anos e está à frente do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. 

Mãe Stella ocupa a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é Castro Alves. Ela tem 9 obras publicadas e é Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Esse ano, a religiosa lançou um aplicativo. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas