Mãe Stella será levada em cortejo até Jardim da Saudade nesse sábado (29)

Corpo vai passar a noite no Ilê Axé Opô Afonjá, onde será feito o ritual

  • Foto do(a) author(a) Tailane Muniz
  • Tailane Muniz

Publicado em 28 de dezembro de 2018 às 16:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Corpo segue de ferryboat rumo à capital; filhos e filhas de santo acompanham travessia | Foto: Alexandre Lyrio/CORREIO

O corpo da ialorixá Mãe Stella de Oxóssi vai passar pelo Axexê, ritual fúnebre do candomblé, na noite desta sexta-feira (28), no Terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro de São Gonçalo, em Salvador. A informação foi confirmada ao CORREIO pelo presidente da Sociedade Cruz Santa, entidade civil que mantém e administra o terreiro, o ogã Ribamar Daniel. 

Conforme Rimabar, a mãe de santo vai ser enterrada no sábado (29), às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. O corpo vai sair do Ilê Axé Opô Afonjá por volta de 9h, em uma viatua do Corpo de Bombeiros, de onde vai ser acompanhado em cortejo pelo povo de santo até o cemitério. Para que o cadáver resista a mais um dia, de acordo com o ogã, vai precisar ser embalsamado. "Assim que chegar em Salvador, vamos levar até a funerária, onde vamos trocar o caixão e embalsamar o corpo, senão não aguenta até amanhã", afirmou Ribamar, acrescentando que os rituais fúnebres dos adeptos do candomblé precisam ser feitos com o corpo presente. A possibilidade da mãe de santo não ser submetida aos "rituais internos e secretos" indignou filhas e filhos da casa, na noite de ontem (27), logo após receberem a notícia da morte.  Segundo eles, a companheira da ialorixá, a psicóloga Graziela Domini Peixoto, havia decidido que velório e enterro aconteceriam no Recôncavo, sem os rituais. Velório em Nazaré foi interrompido por decisão judicial (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Justiça Nesta sexta-feira, no entanto, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em Nazaré determinou a transferência do corpo de Mãe Stella de Oxóssi para o Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador.

Na decisão, a juíza Caroline Rosa de Almeida Velame Vieira ainda determinou que o sepultamento não fosse realizado em Nazaré, onde o velório já havia sido iniciado desde a noite de ontem. O pedido foi feito à Justiça pela Sociedade Cruz Santa. As petições foram protocoladas durante a madrugada desta sexta. 

Na decisão, a juíza entendeu que "se deve conceder à comunidade o exercício do culto religioso, ante a supremacia do princípio que aqui seria violado, de forma irreversível, do exercício livre da religião da qual a Iya Stella de Oxossi era líder, bem como a proteção do patrimônio histórico e cultural do exercício da religião de matriz africana".

A mãe de santo morreu na tarde de quinta-feira (27), aos 93 anos. Ela estava internada desde a sexta-feira (14) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Incar (INCAR) de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. 

Ainda de acordo com o INCAR, responsável pelos cuidados de ialorixá, a morte foi causada por sepse de foco urinário, bem como insuficiência renal crônica associada a hipertensão arterial sistêmica.