Maior faturamento e menor prejuízo: Veja como preparar o seu negócio para 2019

Especialistas em empreendedorismo dão dicas de como definir metas, estudar o cenário e desenvolver um bom planejamento pensando no ano que vem

Publicado em 22 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação ASN Bahia/ Dário Neto

Ainda faltam mais de dois meses para 2018 terminar, mas esta é a hora dos pequenos negócios se planejarem para ganhar 2019, pois um planejamento bem feito é capaz de antecipar dificuldades  e criar oportunidades que resultem em maior faturamento e menor prejuízo. Afinal, como diz o ditado: “Quem chega primeiro bebe água limpa”. 

É isso o que tem feito a sócia do 4Pets 4You Rosely Lira. A empresa, que atua há três anos no segmento de serviços de Pet Shop, Consultório e Centro Cirúrgico, estabeceu para o ano que vem a meta de consolidar o nome no mercado. “Já temos uma ideia mais clara dos meses mais fortes e mais fracos das vendas, que tipo de serviços e produtos os nossos clientes procuram e onde teremos que investir mais e de maneira mais assertiva, evitando desperdícios”, destaca a empresária.

Junto com o marido e sócio, Miguel Tolentino, após a inauguração da clínica, a ideia é completar o ciclo de oferta de serviços. “Estamos ouvindo atentamente os feedbacks de nossos clientes e focando em ações para atrair novos consumidores, programando o investimento, sobretudo em ações de marketing para alcançarmos uma visibilidade maior”, complementa. 

A programação dessas ações e a definição de estratégias de forma antecipada só tem a melhorar a competitividade, gestão e rentabilidade do negócio, como observa o analista da Unidade de Gestão de Portfólio do Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-BA) André Gustavo Barbosa.

“Em todas as pesquisas realizadas pelo Sebrae, a principal causa de fechamento de empresas é a falta de planejamento. Periodicamente, um empresário ou empreendedor tem que fazer planejamento ou revisar os que existem. Época como o final de um ano é um bom período para isso”, afirma.

“A melhoria do faturamento está diretamente relacionada a atender as necessidades e desejos dos clientes, e o planejamento ajuda a identificar esses pontos. Se um empreendedor consegue entender  esses desejos, ter produtos e serviços com preço e qualidade competitivos e ajustados à demanda, as possibilidades de ganhos são bem maiores”, garante o analista do Sebrae. 

Etapas

Ainda de acordo com Barbosa, o ponto fundamental na hora de pensar essas estratégicas é estudar bem os cenários externo e interno e mais as forças, oportunidades e fraquezas do negócio. Vale a pena também construir uma matriz de riscos. “Sempre é importante que os empreendedores façam seus planejamentos pensando em dois ou três cenários: um conservador, um mais realista e um otimista. Em períodos de crise, é bom ser bem realista e controlar as variáveis”.

Após a avaliação do panorama, a etapa é definir as metas. A dica do especialista em Empreendedorismo e Mercados José Nilo Meira é definir um foco que possa ser alcançado. “Não existe vento favorável a quem não sabe onde deseja ir. Se você não define um objetivo, você será sempre atingido pelas circunstâncias e jamais conseguirá aproveitar oportunidades, além de ficar mais vulnerável às ameaças”, destaca.  

Para Meira, essa etapa precisa ser participativa. “O ideal é que esse processo envolva todos os que fazem parte da empresa. Ouça, também, a opinião de clientes e fornecedores”, aconselha. 

Outra fase fundamental do planejamento está em colocar as ações em prática. Sócio da Consultoria IWER Capital, Artur Lopes  destaca que o aperfeiçoamento do negócio precisa ser constante. “Ao se traçar as metas, tem que ter objetividade e senso  prático. O conselho é que o empresário desenvolva a todo momento ferramentas gerenciais, seja para a gestão cotidiana ou para  o planejamento do futuro da empresa”, fala. 

Lopes lembra que todo planejamento passa pela planilha de gastos e pelo orçamento da empresa. “A tarefa não é fácil. Para se planejar, o empresário deve ficar de olho no seu orçamento, com todas as estimativas de questões internas, externas e conjunturais. Com isso em mãos, é persistir na obtenção de melhorias”, orienta.

ENTENDA A METODOLOGIA

Análise SWOT

O que é   A sigla de origem inglesa representa as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). 

Ambientes interno e externo Analisar e descrever as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada um desses ambientes

Como fazer  No ambiente interno, a empresa vai analisar e avaliar seus pontos fortes e seus pontos fracos e aí, agir diretamente para superar os problemas e potencializar os fortes, fazendo uma correlação destes com os novos direcionamentos da empresa. 

Planejamento estratégico

O que é   Com base nas informações da análise Swot, a empresa vai definir suas ações estratégicas 

Pontos principais Objetivos, diretrizes, metas e plano de ação

 Como fazer   O planejamento será o guia da empresa, como uma bússola. O empresário terá que seguir, sabendo que se tudo acontecer como planejado, há boas  possibilidades de ter bons lucros.  

Plano de marketing

O que é   Aqui o empresário vai definir suas ações de comercialização e venda do seu produto e serviço junto ao consumidor. 

Pontos principais Análise de ambiente, público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégia de marketing

Como fazer  O plano de marketing precisa ser desenvolvido com base na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e com que custo.

PLANEJAMENTO NA PRÁTICA

Análise do ambiente externo  Tenha em mãos informações e projeções sobre Economia, Tecnologia e Política dentre outros assuntos que podem afetar seu negócios. Faça uma análise do impacto desses pontos na sua empresa. 

Análise do ambiente interno  É necessário também fazer uma boa avaliação sobre a situação atual da empresa, em todas suas áreas: Pessoal, Marketing, Finanças, Produção e Tecnologia, por exemplo. Avalie se seu negócio está  alinhado com o ambiente externo. 

Estratégia  Para definir a melhor estratégia, pense nos seus objetivos, suas metas e formas de monitoramento para alcançar esses resultados. Aí entra a importância de elaborar um bom plano de ação que deve conter: 1) O que fazer; 2) Quem vai fazer; 3) Como irá fazer; 4) Quando fazer; e, 5) Quanto custa o fazer.

Matriz de riscos  Em um cenário econômico ainda incerto,  uma boa forma de se precaver de riscos é adiantar cenários. Na construção da matriz de riscos, coloque  em evidência todos as ameaças e como combatê-las. 

Tenha cuidado  Metas muito abstratas, apesar de muitas vezes serem atrativas, são de difícil alcance e podem levar a organização a um processo de exaustão. É fundamental objetividade e senso prático no planejamento dos objetivos a serem alcançados  para que o plano de negócio, efetivamente, dê certo. 

Mercado e clientes É fundamental saber analisar o mercado e avaliar se está investindo tempo e energia em algo realmente útil, que trará um resultado positivo para  a sua empresa. Avalie o que é tendência. Não deixe de estudar bem a clientela durante o  processo de planejamento: ‘O que  está agradando o meu cliente, o que é preciso evoluir e onde posso apostar’.