Maior goleador em atividade da Copa América jogará na Fonte Nova

Chile e Equador farão terceiro jogo em Salvador, sexta (21), às 20h

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 19 de junho de 2019 às 13:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Miguel Schincariol / AFP

Depois de Argentina, Colômbia, Brasil e Venezuela, chegou a vez da capital baiana receber Chile e Equador. As equipes são as atrações do terceiro jogo que será disputado em Salvador na Copa América 2019. A bola rola na sexta-feira (21), às 20h, na Fonte Nova, e tem Eduardo Vargas como candidato a protagonista.

O chileno de 29 anos chegou a 12 gols após marcar duas vezes contra o Japão na estreia das duas equipes e se tornou o maior goleador em atividade da competição. Está empatado com o peruano Paolo Guerrero, que iniciou a disputa com 11 e fez um gol na vitória do Peru sobre a Bolívia por 3x1, terça-feira (18), no Maracanã. No entanto, Vargas chegou a esse número em 13 partidas. Já Guerrero precisou de 21 jogos para alcançar a marca. 

Chilenos e equatorianos viveram momentos diferentes na estreia da fase de grupos. Enquanto o Chile confirmou o favoritismo e goleou o Japão por 4x0, no Morumbi, o Equador atuou como coadjuvante e amargou derrota pelo mesmo placar diante do Uruguai no Mineirão.

O resultado fez o técnico Hernán Darío Gómez, colombiano que comanda o Equador, repensar a estratégia de jogo na competição. Na Fonte Nova, ele pretende apresentar uma formação mais cautelosa.

"Vamos continuar trabalhando e pensar nas dúvidas que eu tive, se eu devia sair tão aberto ou me fechar um pouco mais na formação. Vou fazer uma análise. O Uruguai era o rico, nós o pobre. Pelo histórico que (o Uruguai) tem, pelo que já fez nos Mundiais. Chile é bicampeão (da Copa América). Também é o rico, nós o pobre", analisou o treinador. "Nós não temos que fazer frente aos ricos. Temos que ir respeitando e sendo mais prudentes. Equador tem a forma de jogar sendo mais prudente e saindo para o ataque como surpresa", completou.

A delegação equatoriana chegou a Salvador na segunda-feira (17), está hospedada no Novotel, na Av. Paralela, e treinou no Barradão nos últimos dois dias. Nesta quarta (19), a equipe voltará ao estádio do Vitória, às 16h. Na quinta (20), véspera do duelo com o Chile, a atividade está prevista para ser feita na Fonte Nova. Porém, as quatro seleções que jogaram no estádio - Argentina, Colômbia, Brasil e Venezuela - não treinaram na praça esportiva para preservar o gramado. 

Para além de ajustar o time taticamente, Hernán Darío Gómez está trabalhando o psicológico dos atletas. "Vamos fechar as portas, ficar mais blindados, trabalhar mais duro ainda. Agora temos que mostrar que somos homens. Agora temos que mostrar do que a gente é feito. Recuperá-los é trabalho meu. Foi um jogo muito ruim. Não temos como apagar, mas podemos continuar e fazer um jogo melhor na próxima rodada. Emocionalmente vir pra Copa é muito bom, estar na seleção é muito bom, mas é muito difícil. É pra homens. Somos todos homens e temos que ser capazes de mudar a imagem", frisou o treinador.

Já a delegação do Chile chegou à capital baiana na terça-feira (18) e treinou no estádio de Pituaçu. O elenco fará nova atividade no local nesta quarta, às 18h. Além de ter o maior goleador em atividade da competição, o Chile é o atual bicampeão da Copa América - 2015 e 2016. 

A missão do técnico técnico Reinaldo Rueda é oposta à de Hernán Darío Gómez. Ele precisa fazer com que seus jogadores mantenham os pés no chão após a goleada da estreia. "Agora temos de nos concentrar para enfrentar o Equador e garantir a classificação para a próxima fase", pregou Rueda.

Confira os maiores artilheiros da Copa América:17 gols: Norberto Méndez (Argentina) e Zizinho (Brasil) 15 gols: Severino Varela (Uruguai) e Teodoro Fernández (Peru) 13 gols: Batistuta (Argentina), José Manuel Moreno (Argentina), Scarone (Uruguai), Ademir de Menezes (Brasil) e Jair (Brasil) 12 gols: Eduardo Vargas (Chile), Guerrero (Peru), Roberto Porta (Uruguai) e Ángel Romano (Uruguai) 11 gols: Didi (Brasil), Masantonio e Ugarte 10 gols: Ronaldo (Brasil), Pedro Petrone (Uruguai), Ambrois (Uruguai), Héctor Castro (Uruguai), Iguarán (Colômbia), Óscar Gómez Sánchez (Peru), Labruna (Argentina) e Hormazábal (Chile).