Maior premiação da música elege seus destaques hoje, no TNT

Entre os artistas indicados na 59ª edição do Grammy, estão os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Beyoncé e Adele

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 12 de fevereiro de 2017 às 06:15

- Atualizado há um ano

Qual música mais emocionou o público e a crítica? Qual foi a canção melhor executada? Quem se arrisca a eleger o melhor álbum do ano? Os acordes anunciam: começou a contagem regressiva para a maior premiação da música, o Grammy Awards, que terá transmissão ao vivo exclusiva pelo canal TNT, hoje, a partir das 23h (horário de Brasília).

Considerado o Oscar da música, o Grammy elege seus destaques direto do Staples Center, em Los Angeles. Entre os artistas indicados na 59ª edição do prêmio, estão os cantores baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil - que disputam na categoria melhor álbum de world music, por Dois Amigos, um Século de Música -, e a cantora Beyoncé, que lidera as indicações em nove categorias. Entre elas, álbum do ano (Lemonade), canção do ano (Formation), gravação do ano, performance solo de pop, álbum urbano contemporâneo e melhor clipe.Beyoncé Lidera o Grammy com nove indicações(Foto: Divulgação)

Além de Beyoncé, que é a artista feminina mais indicada em todo o Grammy, com 62 indicações e 20 estatuetas conquistadas, outros artistas se destacam esse ano. São eles os rappers Drake, Kanye West e a cantora Rihanna, que estão posicionados logo depois da diva do R&B, com oito indicações cada um.

Mas a grande disputa da noite se dá entre Beyoncé e Adele, que brigam pelas principais das 84 categorias que compõem o Grammy. Dona de dez estatuetas e sem perder o Grammy desde 2010, quando foi indicada pela primeira vez, Adele concorre em cinco categorias: álbum do ano (25), canção do ano (Hello), gravação do ano, performance solo pop e álbum pop. Exceto a última, todas as outras categorias contam com Beyoncé na disputa pela estatueta, o icônico gramofone de ouro.

Além delas, o rapper Drake e o ídolo teen Justin Bieber tentam vencer o prêmio de melhor álbum por Views e Purpose, respectivamente, concorrendo com A Sailor's Guide to Earth, de Sturgill Simpson, artista country conhecido por covers de Nirvana. Os dois primeiros artistas, por sinal, prometem boicotar a cerimônia de hoje, apesar da indicação.

Segundo o site TMZ, o motivo que justifica a ausência de Kanye West, Drake e Justin Bieber no Grammy 2017, é o mesmo: falta de representatividade. Drake e Justin Bieber acreditam que a premiação não representa de forma justa os artistas negros e os mais jovens. Já Kanye West lembra que conquistou 21 Grammys, mas quando competiu diretamente com cantores brancos, nunca venceu.

CONFIRA CINCO COISAS QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE O GRAMMY

ShowsAlém da premiação, as apresentações dão um show à parte no evento que esse ano homenageia os astros pop George Michael (1963-2016) e Prince (1958-2016). Além de Beyoncé, que vai se apresentar grávida de gêmeos, o Grammy será palco do encontro entre o rapper The Weeknd e a dupla de música eletrônica Daft Punk. A musa pop Katy Perry também é atração da noite que inclui a cantora Lady Gaga em um encontro inédito com a banda heavy metal Metallica.

Adele, John Legend (que participa de La La Land), Bruno Mars, Carrie Underwood (descoberta no Americal Idol 2005), Alicia Keys e Keith Urban também cantam no evento que será apresentado pelo comediante e ator James Corden. Além deles, outra cantora que faz show é Maren Morris, indicada a artista revelação ao lado de Kelsea Ballerini, The Chainsmokers, Chance the Rapper e Anderson .Paak.Adele disputa as principais categorias com Beyoncé: álbum do ano (25), canção do ano (Hello), gravação do ano e performance solo pop, além de concorrer a melhor álbum pop(Foto: Divulgação)

“Para mim, é uma honra apresentar o Grammy. É o evento mais importante e prestigiado da música e me sinto lisonjeado por participar de uma noite tão incrível quanto essa”, afirma James Corden, que apresenta o The Late Late Show.

A apresentação e os comentários da transmissão brasileira ficam a cargo da atriz Domingas Person e do produtor musical e empresário João Marcello Bôscoli, filho de Ronaldo Bôscoli (1928-1994) e Elis Regina (1945-1982). Antes do Grammy começar, o TNT vai fazer um aquecimento com live no Facebook e no YouTube do TNT, que começa às 22h, com transmissão feita em uma câmera 360º.

O jornalista Alexandre Matias (do Blog do Matias e do site Trabalho Sujo) comanda o bate-papo pré-transmissão com as cantoras paulistas Tiê e Maria Gadú, além do rapper paulista Rico Dalasam. Quem perder o Grammy ao vivo, pode assistir a reapresentação que será exibida amanhã, às 17h25 (horário de Brasília).