Mais câmeras estão sendo instaladas no Presídio Salvador, diz Seap

Quatro presos fugiram da unidade na madrugada desta quarta-feira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2018 às 15:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Robson Mendes/Arquivo CORREIO

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) está instalando mais câmeras de segurança para fortalecer o atual sistema de monitoramento do Presídio Salvador, unidade da qual quatro presos fugiram na madrugada desta terça-feira (17). 

Em nota, a Seap afirma que o prédio do presídio é antigo, construído em 1976, e vem passando por várias reformas estruturais. O prédio anexo, que tem 236 vagas, foi entregue em junho de 2017, após reforma completa. Este mês, o posto de saúde da unidade também passou por reforma. A secretaria informou ainda que planeja uma "ampla reforma estrutural do prédio principal". 

A Seap também está finalizando um projeto para licitar a construção de um muro perimetral e sistema de monitoramento por câmeras no Complexo Peniteniciário, além de uma nova portaria, para dificultar a fuga de presos e arremesso de objetos do lado de fora para dentro da unidade.

Fuga Pelo menos quatro presos fugiram do Presídio Salvador, no Complexo da Mata Escura, na madrugada desta quarta-feira (17). Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado Da Bahia (Sinspeb), Reivon Pimentel, eles forçaram a porta da cela D5, na galeria D, para efetuar a fuga. No dia 8 de outubro, outros sete detentos conseguiram escapar da unidade.

"Eles percorreram toda a galeria e, provavelmente, escalaram o muro no final do pátio 2 na galeria G", explica Pimentel. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a situação.

Ainda segundo o presidente do sindicato, no dia anterior à fuga dos detentos houve uma reunião no Presídio Salvador para tratar da insegurança da unidade. No encontro, Pimentel foi informado pelo seu diretor que o comandante da companhia  responsável pela vigilância da unidade, o Batalhão de Guarda, já  havia informado que estava retirando todos os policiais responsáveis pela vigilância das guaritas e passarelas da unidade.

"Como a PM abandonou as guaritas e é competência dela a vigilância perimetral, ou seja, guaritas e passarelas, então, agora, a incidência de fuga vai ser bem maior. Só no último mês nos tivemos três fugas. A primeira, com três fugitivos da galeria G, a segunda, com sete da galeria E, e agora mais essa, que informações preliminares apontam para quatro presos", explica.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública informou  que o patrulhamento nas redondezas do Presídio Salvador é de responsabilidade do Batalhão de Guardas da PM, durante o dia inteiro. Em nota, a SSP ressaltou também que "há sete anos as ações são promovidas com equipes móveis e não mais estáticas". A nota diz ainda que "houve uma ampliação das ações ostensivas com pagamentos de horas extras para PMs de folga". 

Segundo dados da última inspeção do Conselho Nacional de Justiça, o Presídio Salvador tem capacidade para 784 detentos, mas abriga atualmente 985.