Mais de 10 bairros de Salvador têm 'apagão' durante a madrugada

Falta de energia foi causada pelo desligamento de uma subestação da Chesf

Publicado em 17 de novembro de 2020 às 06:29

- Atualizado há um ano

Moradores de diversos bairros de Salvador foram surpreendidos por um apagão na madrugada desta terça-feira (17). Há relatos de falta de luz em bairros da Orla e também do miolo da cidade. O apagão aconteceu por volta de 1h. Ficaram sem energia os bairros de Mussurunga, São Cristóvão, Sussuarana, São Rafael, Federação, Stella Maris, CAB, Itapuã, Patamares, Monte Serrat, Cidade Baixa, Pituba, Costa Azul, Cabula VI, Retiro, Cajazeiras, Itapagipe e Lobato.

A ausência de energia teve duranção e impactos distintos nos bairros em que os problemas ocorreram. Ao CORREIO, alguns soteropolitanos afirmaram que o apagão durou mais de uma hora, enquanto outro contaram que a energia foi reestabelecida em questão de minutos.

Relatos

Elinaldo de Souza, 46, morador de São Marcos, ficou sem luz por mais de três horas e ainda viu os postes de sua rua pegarem fogo na hora do retorno da energia. Não bastasse o transtorno do incêndio nos postes, o tempo do apagão fez com que Elinaldo, que  é comerciante, perdesse um freezer inteiro de sorverte. "O eapagão aconteceu às 1h. A energia só voltou às 4h30, quando parece que teve uma sobrecarga nos postes da minha rua e começou pegar fogo. Os bombeiros foram chamados, mas disseram que não podia jogar água em fio e que era com a Coelba. Nós que nos juntamos pra apagar tudo. Nesse meio tempo, eu perdi quase R$ 3 mil reais de sorvete que estavam armazenados no freezer pra abasteimento dos mercados em São Marcis", conta. A rua de Elinaldo, que ficou sem energia de novo depois do incêndio, só voltou a ter luz às 12h30, após reparos da Coelba.

Quem também teve prejuízo com a queda de luz foi Carlos Carvalho, 29, redator que mora em Cajazeiras, onde o apagão durou pouco mais de uma hora segundo ele, e teve o trabalho em home office interrompido pelo incidente, o que causou um atraso na entrega de um serviço. "Eu trabalho com computador e estava fechando o trabalho por volta de 12h17, bem na hora que a energia caiu, fiquei sem internet e precisei parar tudo. Por isso, atrasei a entrega do serviço e só pude dormir lá para às 3h", lamenta.

Outros soteropolitanos notaram o problema, mas não foram muito prejudicados porque a energia voltou rápido. Foi o caso de Neliene Maia, 34, supervisora de atendimento que mora em Plataforma. Ela afirma que o apagão por lá durou pouco. "Percebi que tava sem luz um pouco antes da 5h porque o quarto ficou bem quente. Levantei e fui no banheiro, quando voltei para o quarto, a energia já estava de volta", relata.

Quem mal percebeu a situação foi Giuliana Sales, 27. A estudante de psicologia, que mora no Imbuí, diz que só percebeu pela sensação térmica no quarto. "Aqui faltou luz também, mas não sei dizer que horas aconteceu porque eu estava dormindo. Eu acordei com o calor, sabe? Acredito que deve ter durado, no máximo, uns 10 minutos", explica.

Posicionamento da Coelba

Em nota, a Coelba informou que a causa da falta de energia foi o desligamento de uma subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), às 0h34. "Dois minutos depois, a Coelba iniciou a normalização de 50% dos clientes, através de transferências de cargas direto do Centro de Operações da distribuidora. A normalização total ocorreu após a energização da Subestação da Chesf e o retorno das cargas para a Coelba, por volta de 01h50", diz a nota enviada pela empresa.

Ainda em nota, a Coelba informou que aguarda um posicionamento da Chesf sobre o desligamento da subestação.