Mais de 100 kg de fios e refletores de LED são apreendidos em Pernambués

Suspeita é que material é proveniente de furtos na cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2022 às 12:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Mais de 100 kg de fios (de cobre e alumínio) de procedência suspeita de furto foram apreendidos na terça-feira (13), no bairro de Pernambués e na Saramandaia. Na mesma operação, foram recuperados também sete peças de guardrail (estrutura usada em vias públicas), fios de alumínio de uso exclusivo da Coelba, quatro refletores de LED e pedaços de corrimão.

A Operação Sucata fiscaliza a receptação de materiais como cabos e fios que são furtados de vias públicas e também de estabelecimentos privados. A ação é coordendada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), através da Superintendência de Gestão Integrado da Ação Policial (Siap), e a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) da Polícia Civil, com apoio de outros órgãos. 

A última apreensão foi no bairro de Saramandaia, onde foram encontrados pelas equipes 20 quilos de fio de cobre, 35 metros de fio de alumínio de uso exclusivo da Coelba, estruturas metálicas de decoração utilizadas pela prefeitura, pedaços de corrimão, 20 metros de grades (gradil) da CCR Metrô e peças de proteção de vias públicas. Os estabelecimentos não possuíam extintores, iluminação adequada, além de outras medidas de segurança necessárias, disse o delegado titular da DRFR, José Marcelo Marques Novo. 

“Os dois responsáveis pelos estabelecimentos comerciais foram advertidos pelo Corpo de Bombeiros, pois não tinham o certificado de licença da corporação. Eles também irão responder um inquérito regular”, explicou o delegado. 

Os materiais menores serão levados para a DRFR, já as estruturas metálicas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e  Urbanismo (Sedur). 

Também participam da operação as Superintendências de Tecnologia Organizacional (SGTO) e de Telecomunicações (Stelecom) da SSP, o Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas (CATP) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Companhia de Policiamento Fazendário (CipFaz) e a Operação Apolo da PM, Departamento de Polícia Técnica (DPT),Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA), Coelba, CCR Metrô, Guarda Municipal de Salvador, Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), entre outras entidades.